Resenha: Os Despossuídos de Ursula K. Le Guin

Título: Os Despossuídos
Autor: Ursula K. Le Guin 
Gênero: Ficção Cientifica 
Editora: Aleph
Páginas: 384
Ano: 2017

Compre
Classificação: 5/5 
  
Sinopse: Ganhador do prêmio Nebula de melhor romance em 1974, além do Hugo e do Locus em 1975, Os Despossuídos lida com temas fundamentais a sua época, como o capitalismo, o comunismo russo e o anarquismo, além dos conceitos de individual e coletivo. O romance se passa em dois planetas-gêmeos, Uras e Anarres, com sistemas políticos opostos e prestes a entrar em conflito, numa alusão à Guerra Fria.

Olá, pessoal! Tudo tranquilo? Hoje eu vou falar de uma das minhas escritoras preferidas de sci-fi, a Ursula K. Le Guin, ou mais precisamente do incrível livro, Os Despossuídos. Ela é uma escritora norte-americana com trabalhos escritos dentro de vários gêneros e formatos, como por exemplo, romances, ensaios, contos, poesia, literatura infantil, entre outros. Mas suas obras de destaque se encontram dentro da fantasia e da ficção cientifica. 

Seus escritos mais conhecidos são os livros que fazem parte do ciclo Terramar e os que fazem parte do ciclo Hainish ou Ekumen. Vale ressaltar que o primeiro volume do ciclo Terramar ganhou uma nova edição recentemente pela Editora Arqueiro, cujo título é: O Feiticeiro de Terramar. E quanto aos Despossuídos? Ele faz parte do ciclo Hainish. Faz parte desse universo também o maravilhoso A Mão Esquerda da Escuridão, que já foi publicado aqui pela Editora Aleph.

Os Despossuídos foi publicado em 1974, ganhou o prêmio Nebula no mesmo ano e o Hugo e o Locus no ano posterior. A trama gira em torno  do conflito politico-ideológico existente entre os habitantes de duas luas do sistema de Tau Ceti, Anarres e Urras. Uma das luas vive com base num sistema anarco-socialista enquanto a outra é idealizada como um sistema capitalista, respectivamente. Observamos esse conflito através do ponto de vista do protagonista Shevek, cientista e morador de Anarres. Por causa de sua vontade de difundir e melhorar suas teorias cientificas, Shevek deseja viajar para Urras causando o alvoroço em Anarres por causa das ideologias de cada lua.

A Ursula K. Le Guin é uma escritora de mão cheia. Eu não consegui largar esse livro. Foi a mesma coisa com A Mão Esquerda da Escuridão. Ela tem uma qualidade na escrita que é surpreendente, coisa que eu só vi nos livros Philik K, Dick e do Frank Herbert. Ela utiliza não só o subtexto, mas simbologia e os recursos narrativos para enriquecer a mensagem que está sendo contada. 

Outro ponto que eleva a  qualidade das obras dela  é a variedade temas abordados dentro de seus livros, que vão desde taoismo, anarquismo, etnografia, feminismo, psicologia, sociologia, até questão de gênero. Em os Despossuídos temos em questão a analise do papel do individuo na sociedade, sistemas políticos, relações entre Estados diferentes, entre outras minucias. 

Enfim, recomendo fortemente esse livro e qualquer coisa que vocês acharem dela. Os Despossuídos vai muito além de uma história de ficção cientifica e finca os pés dentro da sociologia, antropologia, economia e politica. 


P.S.1: Livro recebido de parceria com a Editora Aleph.

No mais, até a próxima resenha.







Um comentário:

  1. Ainda não conhecia o livro nem a autora, gostei bastante e já anotei a dica :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails