Resenha: Azeitona de Bruno Miranda

Título: Azeitona
Autor: Bruno Miranda
Gênero: Jovem adulto, Literatura Brasileira
Editora: Editora Planeta
Páginas: 352
Ano: 2016
Compare preços
Classificação: 4,5/5
Sinopse: Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.


Ian é um adolescente que vive apenas com a irmã desde o falecimento da mãe e o desaparecimento do pai. Ele sabe o quanto sua irmã fez sacrifícios por ele e por causa disso se sente em dívida com ela.

Em meio a uma enorme confusão, ele acaba recebendo o convite para participar da nova temporada do reality 'Novos Pais'. Ele até tenta desfazer o mal entendido, mas ao saber o tamanho do cachê pago aos participantes acaba aceitando. Agora tudo que ele precisa é esconder as gravações da irmã e principalmente, encontrar uma garota que aceite se passar por sua namorada.

Entre suas opções, Emília é a primeira que lhe passa pela cabeça, mas eles nunca foram sequer amigos, mal trocaram algumas palavras durantes os anos de escola, mas ele resolve arriscar. Ian nem precisou insistir muito para que ela visse a mesma oportunidade que ele.  Emília é uma garota que deseja independência, ela vive em pé de guerra com a mãe e quer sair logo de casa para acabar com as brigas e vê no reality a oportunidade de ser finalmente livre, mas o mais complicado seria fingir para a enorme produção que ela está gravida.

“Enquanto você tentar se completar com qualquer outra coisa que não seja amor de verdade, você vai só se inflar como um balão de festa; quanto mais cheia mais frágil.” 

Sou a louca do Reality Show desde pequena e ler um livro que aborda esse tema foi muito divertido. Foi um livro que me surpreendeu mesmo sendo clichê, com uma leitura que me prendeu do começo ao final, que tem personagens muito bem construídos, que me fez dar várias risadas e ficar apaixonada pelo Ian.

Também trata de assuntos sérios, como o abuso sexual, mas para mim esse tema ficou meio forçado no meio do livro e foi muito mal resolvido, esse foi o único ponto negativo da história.

A narrativa é toda em terceira pessoa, mas gira em torno do Ian e da Emília, com uma leitura fluida, que me envolveu e me faz passar algumas horas muito divertidas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails