Resenha: Forrest Gump de Winston Groom

Título: Forrest Gump
Autor: Winston Groom 
Gênero: Romance
Editora: Aleph
Páginas: 392
Ano: 2016

Compare preços
Classificação: 4 de 5  
Sinopse: O livro apresenta a história original de Forrest, o inocente e sincero protagonista de um dos mais memoráveis romances norte-americanos. Foi dele que saíram as principais situações que ganharam o público nos cinemas: desde a dificuldade de Forrest com as palavras até a viagem a China comunista. Tudo isso em uma trama emocionante que aliada à simplicidade do personagem é capaz de cativar qualquer um - e que foi tão bem representada pelo ator Tom Hanks. Com direção de Robert Zemicks, o filme homônimo fez bastante sucesso entre o público e a crítica e conquistou 6 Oscars, incluindo a categoria de Melhor Filme.

Oi pessoal. Tudo bem? Forrest Gump – O Contador de Histórias é um dos meus filmes favoritos, com direito a experiência catártica e tudo. Faz alguns anos que eu já sabia que a obra cinematográfica tinha sido baseada em um livro, mas nunca tinha criado coragem para lê-lo, até agora.

A trama do livro segue a vida de Forrest Gump. No caso, ele que narra a história pra gente. Esse é um dos pontos curiosos do texto. Por possuir um QI baixo e ser idiota, a narrativa segue a fala do protagonista, ou seja, possui inúmeros erros, tudo proposital, como se Gump estivesse contando a história da vida dele pra gente.

De primeiro momento me incomodou a forma da escrita, mas logo me acostumei e a leitura pegou ritmo. Diferente do filme, o Forrest do livro é muito alto e desbocado. Apesar de ter semelhanças em alguns acontecimentos, o romance é muito mais fantástico e surreal que a contraparte cinematográfica. Destaque para a viagem espacial.



Eu entendo o porquê do Winston Groom odiar a adaptação que fizeram. Pegaram sua obra e mudaram tudo. Suavizaram o Forrest Gump. Deram um background diferente pra Jenny.

No fim, eu gosto muito mais do filme, não pelo livro ser ruim, apenas é uma questão gosto. Ainda assim gostei bastante da leitura e me divertir vendo a versão concebida de Gump por Groom.

Essa edição comemorativa de 30 anos publicada pela Aleph está belíssima. Um dos livros mais bonitos que eu tenho na minha estante.


Recomendo pra quem gosta do filme e quer outra experiência e pra quem não gosta também. Vai que o Forrest do livro é mais interessante?

P.S.: Livro recebido de parceria com a Editora Aleph.

No mais, Até a próxima resenha.



Um comentário:

  1. Rafael!
    Assisti o filme que por sinal é fabuloso com Tom Hanks e não sabia que o livro é totalmente diferente da versão cinematográfica, mas bem gostaria de ler para ver o que muda tanto...
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails