Resenha: Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos de Emmanuel Carrère

Título:  Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos: A Vida de Philip K. Dick
Autor: Emmanuel Carrère
Gênero: Biografia  
Editora: Aleph
Páginas: 360
Ano: 2016
Classificação: 5/5 Favorito
Compare preços
  
Sinopse: Um dos maiores escritores do século 21, Philip K. Dick nunca deixou de suspeitar do mundo à sua volta, sempre ocupado em investigar o limite – tênue, às vezes – entre a realidade e a ilusão. Homem de muitas facetas, sempre se fez uma pergunta fundamental, que o acompanharia em todos os momentos da vida, desde seus tempos de aspirante a escritor até mais tarde, como autor já publicado, passando pelo Dick paranoico, pelo viciado em anfetaminas e pelo cristão fanático: o que é real?

Olá pessoal, tudo tranquilo? Mais uma biografia. Vamos falar da vida de Philip K. Dick.  Não vou negar, o PKD se tornou um dos meus escritores favoritos de sci-fi. Então, eu peguei esse livro com muito entusiasmo para ler. E não consegui largá-lo até chegar a última página.

A primeira coisa que vocês devem saber sobre Eu Estou Vivo e Vocês estão Mortos é que o Emmanuel Carrèrre escreve muito bem. Fiquei impressionado com isso. Biografias raramente me chamam a atenção pela qualidade da escrita do autor, mas sim pela vida do biografado. Carrère faz jus ao PKD e trás um texto maravilhoso.

Segunda coisa, Philip K. Dick é um gênio e totalmente pirado. O que mais me impressionou foram coisas que aconteceram com ele e suas crenças estarem disseminadas ao longo de seus livros. Claro, de forma subvertida, imaginativa e extrapolada.

A vida de Dick foi uma vida de excessos. Excesso de remédios, excesso de conspirações, excesso de loucura. Esse é o principal ponto dessa obra: mostrar como todo esse turbilhão de coisas criou um dos mais importantes escritores de ficção cientifica de todos os tempos.

O lado ruim é que o livro entrega muitos spoilers dos principais livros dele.  Como eu já havia lido todos não foi um problema, mas para quem ainda só leu um ou uns e se interessou nessa biografia, fica o aviso.

Recomendadíssimo!!!

P.S.1: Livro recebido de parceria com a Editora Aleph.

No mais, até a próxima resenha e não tomem remédios por conta própria.  


Um comentário:

  1. Assim que vi esse livro fiquei doida para adquirir e o farei. Ainda não li nada sobre o autor, mas tenho vários amigos que são alucinados por ele, então apesar de não ter lido seus livros sei até umas coisinhas de suas histórias. Mas o que sempre me chamou mais a atenção foi sua vida (tenho isso com vários autores, fico louca por conhecer suas vidas...tipo as Brönte), assim como o Lovecraft seu estado mental/emocional foi muitas vezes o alicerce de suas histórias. Mas foi bom você ter falado isso dos spoilers, não sabia que tinha enão me importo muito com spoilers, mas é bom estar preparada kkk

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails