Resenha: Um Ano Inesquecível de Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet, Thalita Rebouças

Título: Um ano Inesquecível
Autores: Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet, Thalita Rebouças
Gênero: Ficção, Infanto Juvenil, Literatura Brasileira
Editora: Gutenberg 
Páginas: 400
Ano: 2015
Classificação: 4/5
Sinopse: Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar. Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!

Enquanto a neve cair é escrito pela Paula Pimenta e também o primeiro conto do livro. O conto nos apresenta Mabel, que é apaixonada por Igor, um garoto que não está nem aí para ela, mas que ela acredita que o beijo que eles deram a um tempo atrás foi realmente muito importante não apenas para ela mas para o garoto também. A menina de 14 anos tinha o resto da suas férias de inverno planejadas, iria para o sítio de uma das suas melhores amigas com todos seus amigos e tentaria um romance mais sério com Igor. Mas uma viajem em família estraga todos os planos da garota, sem escapatória e muito irritada, Mabel se vê indo para o Chile com seus pais e seu irmãozinho mais novo.

Mabel é mimada e posso até dizer um pouco chata por isso demorei um pouco para gostar dela, mas o amadurecimento que a personagem teve ao longo das páginas foi muito bom de ser acompanhado, um dos grandes aprendizados que eu tive nesse conto foi que não devemos dar tanto valor para as pessoas que não estão nem aí para a gente.

Em O som dos sentimentos Babi Dewet nos apresenta Ana Julia, uma garota que cursa o último ano do ensino médio e vive a confusão da maioria dos adolescentes dessa idade: vestibular, carreira, tirar notas boas na escola... Ana acabou sendo obrigada a fazer um estágio no escritório de advocacia do amigo do seu pai, mesmo na correria a futura advogada ao passar pela Paulista todos os dias notou um músico que para ela se destacava dentre todos os outros, porém ela não gostava de música.

Ana Julia é aquele tipo de personagem "Não estou ligando para o que as outras pessoas pensam de mim" mas não de uma maneira chata. Ela não tem medo de dar sua opinião, tem seu próprio estilo, tem suas inseguranças, mas também não tem medo de enfrentá-las. O romance muitas vezes eu achei que não iria acontecer, já em outras estava torcendo para eles ficarem juntos logo, foi um conto que me envolveu do começo ao final.

A matemática das flores, conto escrito pela Bruna Vieira, nos conta a história de Jasmine, uma menina que está no último ano do ensino médio, onde seu maior problema é a terrível matemática. Até que a garota tem que começar a fazer aulas de reforço para que possa passar de ano. No começo Jasmine não gosta muito da ideia mas é obrigada a aceitar. Quando ela estava indo para sua primeira aula, um garoto no metrô chama a sua atenção, mas ele nem a percebe pois estava ouvindo música em seus fones de ouvido. Ao chegar na escola, Jasmine descobre que o menino do metrô, que agora ela sabia que se chamava Davi, será o seu mais novo professor. 

A Bruna é uma das minhas blogueiras/youtubers favoritas e esse conto era o que eu mais estava curiosa para ler, ele não foi nem um pouco abaixo das minhas expectativas. Em vários momentos eu achei a Jasmine muito parecida comigo, ela odeia matemática e é um pouco louquinha. Todos os personagens são muito bem construídos e me sentia amigas deles, esse conto me deixou com gostinho de quero mais.

Em amor de carnaval, que foi escrito Thalita Rebouças, ela nos apresenta a história de Inha que com apenas 17 anos é descrente do amor após ser traída publicamente por agora seu ex-namorado, com isso resolve passar o ano novo com suas duas melhores amigas Káka e Tati. As três melhores amigas resolvem aproveitar o tão famoso carnaval carioca e ali mais uma vez o destino resolve brincar com o coração de Inha. Nesses dias de pura folia a garota acaba conhecendo um rapaz que faz seu coração bater mais rápido, mas como todos nós sabemos, amor de carnaval não dura ou será que sim?

Nunca havia lido nada da Thalita, mas depois desse conto não vejo a hora de ter todos os livros dela. Ela tem uma escrita rápida e divertida. Uma das coisas que eu mais gostei no conto foi que ela conseguiu por vários personagens com vidas completamente diferentes que queriam apenas uma coisa: diversão. Mesmo a história acontecendo bem rápida eu fiquei com aquele gostinho de " O que vai acontecer agora?"



3 comentários:

  1. Taís!
    Bom demais um livro de contos diversificados e ainda mais de autoras nacionais.
    Gostaria de poder apreciar a leitura e conhecer a escrita das autoras que ainda não li.
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Tais!
    Eu não li esse livro, não por falta de oportunidade, mas porque não conseguiu me instigar. Chega a ser irônico, porque eu gosto muito das autoras, aliás na adolescência eu li vários livros da Thalita, mas ultimamente estou fugindo um pouco desse gênero com pegada mais teen, sabe?
    De qualquer forma, que bom que você gostou! Leia os livros da Thalita, sim, porque eles são super gostosinhos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Tais ;)
    Amo muito as 4 autoras *-*
    Não li ainda o livro, mas por gostar da escrita delas acredito que vou amar!
    Estou mais ansiosa pra ler o da Babi, acho que essa protagonista é a que mais vou me identificar!
    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails