Resenha: Medo de Palhaço de Marcelo Milici

Título: Medo de Palhaço
Autor: Marcelo Milici
Gênero: Almanaque
Editora: Generale
Páginas: 288
Ano: 2016

Compre
Classificação: 4/5 

Sinopse: Em sua primeira obra, a equipe do Boca do Inferno procura os arrepios por sob as gargalhadas ao adentrar neste aflitivo picadeiro desde os primórdios do circo, buscando explicações na história e na psicologia. Os autores instigam pesadelos em tons rubros ao contar sobre os assustadores carnavalescos bate-bolas, o mito dos palhaços ladrões de órgãos e John Wayne Gacy, o verdadeiro palhaço assassino. Ao todo são mais de cento e cinquenta obras analisadas, entre filmes, séries de TV, desenhos animados, livros e quadrinhos, explorando o medo de palhaços na cultura pop.

Senhoras e senhores, respeitável público! Alô, Alô, criançada! O circo chegou e com ele o nosso palhaço. Quem tem medo de palhaço? Ok, pronto! Não resisti a fazer brincadeira na introdução. Agora falando sério, fobia de palhaço existe, assim como medo de aranha, altura, lugares fechados, entre outras coisas, e é denominada cientificamente de coulrofobia. 

Medo de palhaço é uma obra que trás informações interessantes sobre a origem do temor, apontado razões e situações históricas, além de mostrar o papel deles na cultura geral e na pop. 

O que mais me atraiu nessa obra foi o conteúdo voltado para cultura pop. São elencados e analisados inúmeros filmes sobre o tema, desde desconhecidos à clássicos do gênero, como It: A coisa e Palhaços Assassinos do Espaço Sideral. 

Além de analisar a parte cinematográfica, Medo de Palhaço faz um apanhado do tema dentro dos quadrinhos. Não tem como falar de coulrofobia e não citar o Coringa. 

Enfim, gostei bastante desse compilado sobre palhaços. A edição tem formato de revista e tem muito conteúdo.  Eu não imaginava que existisse tanto filme e série sobre isso, fora o caso de assassinos reais que se vestiam de palhaço. Quem gosta de terror e suspense vai encontrar bastante informação e dicas de coisas pra assistir, eu adicionei bastante coisa na minha lista. 

Obs.: Livro recebido de parceria com a Editora Évora.

No mais, até o próximo post.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails