Resenha: Nossas Noites de Kent Haruf

Título: Nossas Noites
Autor: Kent Haruf 
Gênero: Romance 
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 160
Ano: 2017

Compre
Classificação: 3/5

Sinopse: Em Holt, no Colorado, Addie Moore faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters. Viúvos e septuagenários, os dois lidam diariamente com noites solitárias em suas grandes casas vazias. Addie propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da tarde para ter alguém com quem conversar antes de dormir. Embora surpreso com a iniciativa, Louis aceita o convite. Os vizinhos, no entanto, estranham a movimentação da rua, e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia. Neste aclamado romance, Kent Haruf retrata com ternura e delicadeza o envelhecimento, as segundas chances e a emoção de redescobrir os pequenos prazeres da vida que pode surpreender e ganhar um novo sentido mesmo quando parece ser tarde demais.

Olá, pessoal! Tudo tranquilo? Hoje vamos falar de Nossas Noites do Kent Haruf. Esse livro foi publicado postumamente. Haruf faleceu em 2014 aos 71 anos. Em vida recebeu alguns prêmios por seus livros, como, por exemplo, "Whiting Foundation Award" e a citação da "Hemingway Foundation/PEN Award", além do "Dos Passos Prize for Literature". 

Nossas noites se passa na cidade fictícia de Holt, o que é comum em todos os seus romances. A trama gira em torno de Addie e Louis, uma dupla de septuagenários e viúvos. Devida a essa condição, Addie propõe a Louis que durma com ela, no sentido literal, para que ambos tenham alguém com que conversar e um sono acalentado. Essa atividade do casal acaba por causa curiosidade nos vizinhos e um certo problema com os filhos de cada um. 

Haruf aproveita esse tema para explorar o tema da solidão e velhice. Ambos os protagonistas passaram por casamentos complicados e hoje vivem seus últimos dias tentando dar algum sentido a vida. Isso em contraponto aos filhos que querem que os idosos mantenham o antigo status quo de solitários e resignados com a vida. 

Nossas noites é um livro interessante. Confesso que achei o final abrupto, pois esperava uma melhor resolução da trama. Apesar de ter uma história simples e curta, ainda assim tem a capacidade provocar boas reflexões. Vale a leitura. 

PS. Livro recebido em parceria com a Companhia das Letras.


No mais, até o próximo post. 









Sinops[[[[[[[

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails