Resenha: Cenas Londrinas de Virgina Woolf

Título: Cenas Londrinas
Autor: Virgina Woolf
Gênero: Ensaio 
Editora: José Olympio
Páginas: 96
Ano: 2017

Compre
Classificação: 3/5 

Sinopse: Um retrato da década de 1930 em Londres — e uma aula sobre como explorar a consciência da modernidade. Cenas londrinas compila seis crônicas nas quais Virginia Woolf confirma sua paixão por sua cidade natal. Virginia faz um retrato da década de 1930 ao observar o encanto da moderna Londres. Ao se deslocar para a perspectiva tanto de grandes homens quanto de cidadãos comuns, a autora oferece uma visão original, clara e atraente do movimento orgânico das ruas. Inicialmente publicado com cinco narrativas – produzidas entre 1931 e 1932 –, a este volume se soma a crônica descoberta na biblioteca da Universidade de Sussex, em 2005. É como se Virginia estivesse conduzindo o leitor por um passeio, começa nas docas de Londres, depois migra para o tumultuado comércio ambulante da Oxford Street, prossegue com um curioso giro por endereços de grandes homens – em busca de escritores ilustres. Há a contemplação das catedrais de St. Paul e de Westminster, e a visita à casa de Keats, em Hampstead. Por fim, o olhar se fixa na figura típica da mulher de classe média inglesa, para Ivo Barroso, “a visão de um microcosmo representativo de toda uma nacionalidade”

Olá, pessoal! Tudo tranquilo? Hoje vou falar de Cenas Londrinas da Virgina Woolf. Eu sempre tive interesse em conhecer o trabalho dessa grande autora. Ela é uma das mais importantes escritoras inglesas e um dos pilares do modernismo. 

Cenas Londrinas é um livro de ensaios que retratam o cotidiano de Londres, desde a vida portuária à politica praticada dentro da câmara dos Lordes. Por ser uma análise da cidade com a narradora descrevendo o que vê, com exceção do ultimo texto, temos uma linguagem mais fria com ênfase na descrição.


Com relação ao texto que encerra o livro, apesar de seu caráter ficcional a verve londrina se sobressai a ficção e temos uma amostra da realidade inglesa descrita pela imaginação de Virgina Woolf  ao nos descrever a  vida de uma Senhora nesse último capítulo. 

Acredito que o grande atrativo desse livro seja caminhar por uma Londres descrita pelos olhos de Virginia Woolf. Ela, como toda boa escritora, é uma perspicaz observadora e vai nos guiando pela sua cidade com prazer e admoestação.

É um livro curto e bastante interessante que torna a leitura agradável. Recomendo a leitura.

Obs.: Livro recebido de parceria com a Editora Record.

No mais, até o próximo post. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails