Livros x E-books

Oi pessoal, como estão? Estão com as leituras em dia?

Todos nós temos nossas preferências de leitura. Hoje eu venho falar um pouquinho das duas formas de ler que eu amo: livros físicos e e-books. Muitas pessoas continuam gostando de ler somente livros físicos, outras já são adeptas dos e-books e outras gostam igualmente das duas formas.


Vou opinar um pouquinho sobre as melhores e piores coisas relacionando as duas formas de ler, na minha visão. Posso ter esquecido alguma coisa, mas vida que segue rs.

Livros físicos:

Vantagens:

  • Cheirinho de livro. Só o livro físico proporciona aquele cheirinho tão característico pro leitor.
  • Conseguimos que nossos autores favoritos o autografem.
  • Ele fica lindo arrumandinho na estante rs.
  • Maior facilidade para emprestar seu exemplar (ok, eu não costumo emprestar livros, mas é uma possibilidade).
  • Caso você não goste da leitura, você pode trocá-lo com seu amiguinho por outro, revender, ou ainda doar para alguma instituição.
  • Você pode ter uma coleção de marcadores de página para combinar com seu livro.
  • Se ele cair, ele até amassa, mas não quebra.
  • Não dependemos de uma bateria para poder ler, ou seja, nada de ficar sem ler naquele momento chave da leitura porque o aparelho descarregou. 


Desvantagens:

  • Dependendo do tamanho e peso dele não consigo levar para qualquer lugar e acabo deixando em casa, por falta de espaço na bolsa ou pelo peso.
  • O preço às vezes é bem salgado.
  • A falta de espaço na estante. Quem já ficou com sua estante cheia e sem espaço para livros novos, sabe do que eu estou falando.
  • Tem editora que não pensa muito no leitor e faz uma diagramação bem ruim, com letras minúsculas, páginas brancas (eu odeio), etc.
  • Armazenar livros pode ter como consequência atrair traças, juntar poeira e as páginas podem amarelar (já passei pelas 3 experiências e não são nada agradáveis).
  • Pode amassar, descolar, queimar, molhar ou rasgar.
  • Dependendo da grossura do livro, aumenta minha dificuldade de ler, pois segurar o livro e ficar desconfortável com seu peso acaba atrapalhando.


E-books (considerando a leitura em leitor digital, celular ou aplicativo no computador):

Vantagens:

  • Diagramação adaptável. Independente de ler em leitor digital ou celular ou computador através de algum programa para leitura, é possível aumentar o tamanho das letras, escolher a fonte, etc.
  • Dependendo de qual acessório você usa para ler, é leve, dá pra levar para qualquer lugar e guardar na bolsa, sem fazer muito volume ou peso.
  • Você pode ter milhares de livros em um único aparelho.
  • Há muitos e-books de graça ou com preços baixos para se qdquirir.
  • Consegue ler em ambientes mais escuros (se tiver um leitor com luz embutida, melhor ainda).
  • Variedade de opções de leitura em um único seu aparelho. Ou seja, você não fica limitado a ler somente um livro, pode escolher dentre vários.
  • Variedade de opções para leitura: leitor digital, celular, tablet, notebook, computador.
  • Quando compramos um e-book, ele chega imediatamente na sua conta-aparelho (quando não está em pré-venda), sem precisar pagar frete ou esperar dias pra chegar.
  • Facilidade de fazer marcações no livro. Você pode marcar onde parou, fazer anotações escritas, marcar citações que gostou, etc.
  • Passamos a conhecer muitos autores independentes que lançam suas obras apenas na forma digital (e sem editora) e que pode ter muito a nos oferecer.
  • Não amassa, não rasga.
  • Pode ser algo apenas meu, mas costumo ler mais rápido que livros físicos.
  • Facilidade de segurar o aparelho para ler, que por ser leve e fino (me refiro a leitor digital, que é meu caso), ajuda muito na hora de ler.
  • Dependendo do aparelho para leitura, você consegue pesquisar palavras dentro do livro ou usar um dicionário para saber o significados das palavras que não conhecer.
  • Pra quem lê em inglês ou outros idiomas também tem a vantagem de adquirir e-books nesses idiomas de forma mais barata, pois comprar livros físicos importados é bem mais caro.
  • Não ocupa espaço físico.

Desvantagens:

  • Alguns e-books custam mais do que o livro físico ou tem um valor bem próximo.
  • Não dá para autografar.
  • Depende de bateria, então se ela acabar e você não tiver como carregar naquele momento, fica sem leitura.
  • Pode ser perigoso andar com ele na rua ou transporte público, devido a roubos.
  • Leitores digitais podem ser caros.
  • Pode quebrar ou dar defeito no aparelho de leitura.
  • Não temos aquela experiência de folhear as páginas.


Eu amo ler das duas formas, mas ultimamente tenho lido mais livros digitais pela praticidade. Os livros físicos eu compro mais quando são aqueles que eu realmente quero na estante, os favoritos e para completar coleções. Fora isso, tenho adquirido mais e-books mesmo.

Mas lembrando que eu tenho um leitor de e-books, o Kindle, então é por isso que eu amo ler e-books. Se eu não tivesse o Kindle, eu duvido que teria lido metade do que já li em e-book, pois a tela do celular é pequena, e apesar de já ter lido por ele, prefiro uma tela maior. E o Kindle simula uma página de livro, sem aquele reflexo de telas (de celular, computador, etc), então facilita muito minha vida.

E vocês, preferem livros físicos, e-books ou amam as duas formas de ler? Contem pra gente!!


2 comentários:

  1. Olá.

    Achei que eu nunca iria me adaptar com e-book, mas desde que adquiri o Kindle, tem sido uma experiência incrível! Ultimamente só compro mesmo livro físico para completar coleção ou que desejo muito (que nem você) e, em alguns casos, quando está com aquela promoção imperdível! haha.
    Mas realmente, o e-book é bem mais prático, principalmente quando estamos em transporte público.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. a lista de vantagens do e-book é bem grande, mas nada tira o prazer do livro físico!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails