5 Chick-lits clichês, mas nem tanto...


Quando procuramos por um chick-lit, já sabemos muito bem o que queremos. Tranquilidade, momentos leves e divertidos, um drama não tão drama assim, uma história que nos prenda mas que não seja tão complexa ou exija muito esforço. Para aqueles dias estressantes em que só precisamos relaxar, para desanuviar a mente de uma leitura muito densa, para se distrair, fazer uma pausa ou só porque gostamos mesmo. Claro que tem que ter, sim, umas reflexões no meio também, mesmo que decidamos ignorá-las. E queremos certo clichê também, afinal, clichê é confortável. Mas também pode ser um pouco irritante, às vezes. Então, trago indicações de ótimos livros nesse gênero, com algum diferencial em relação ao que geralmente se vê. Já li bastante chick-lit e estes foram os que me marcaram por serem clichês, mas nem tanto.


1. Uma Pitada de Amor - Katie Fforde

Começando com um livro que une romance (esse nunca pode faltar) e culinária. Zoe Harper é uma chef brilhante e encantadora, que sonha poder abrir sua própria delicatessen. Para isso, ela entra em um reality show de culinária, ao estilo masterchef. Além de descobrir que ganhar a competição vai muito além de cozinhar bem, Zoe acaba se apaixonando por um dos jurados. É uma delícia essa história. Achei um diferencial bem legal que foi mostrado muito sobre culinária e como, de um jeito bem leve e gostoso. Tudo na medida certa.



2. Corra, Abby, corra! - Jane Costello

Abby é uma empresária de 28 anos, começando a gerenciar sua própria empresa de design. Sua rotina é mais do que agitada e seus hábitos alimentares são condizentes com isso, ou seja, na maioria fast food. Além disso, ela praticamente nunca fez exercícios físicos na vida. Quando sua amiga a convida para participar de um clube de corrida, Abby não iria aceitar, mas muda de ideia quando vê um dos participantes que quer impressionar. Os treinos não são só desafiantes, são terríveis para alguém despreparada como Abby. Mas quando ela descobre que sua funcionária e amiga foi diagnosticada com esclerose múltipla, decide participar de uma corrida para arrecadar fundos. Ela sabe que precisa fazer isso, mas também precisa aprender como. Nesse meio tempo, acaba por descobrir mais milhares de coisas sobre si e sua vida. Além do papo de corrida e da conscientização sobre a esclerose múltipla, é muito bom acompanhar o amadurecimento da Abby ao longo das páginas. Um livro que pode ser mais profundo do que parece.



3. Par Perfeito - Eleanor Prescott

Este é sobre relacionamentos. Mas de um jeito distinto e muito envolvente. São vários relacionamentos, de várias formas e com várias personagens, os capítulos vão alternando entre cada uma. Alice trabalha na agência de encontros "Par perfeito", ela é uma romântica completa, sua maior alegria é juntar casais apaixonados e achar um final feliz para todos, menos para si mesma. Kate é sua mais recente cliente. Com quase 35 anos, está determinada a encontrar alguém, mesmo tendo padrões bem elevados e um prazo apertado, afim de cumprir um planejamento pessoal. Já Lou, sua melhor amiga, não acredita nem um pouco nessa história de agência e está feliz com a vida realista que leva, mesmo ficando com o chefe só às vezes e fingindo que não queria que ele a assumisse um dia. Voltando para a "Par perfeito", temos Audrey, a chefe elegante e fria que finge estar casada com John, um acompanhante contratado que só a encontra em festas. No entanto, ela está apaixonada por ele, enquanto ele está tentando superar a morte da esposa, sem nenhum interesse em mais nada. Tudo o que Audrey menos queria era levar a desajeitada e feliz Alice para a festa da empresa, mas parece que ela não tem escolha. E assim essas histórias e pessoas todas vão se cruzando, mudando, se descobrindo, construindo e destruindo relações. É muito viciante e lindo acompanhar tudo isso acontecer. Um livro que me tocou e marcou bastante.



4. Uma Noite Com Audrey Hepburn (Libby Lomax #1) - Lucy Holliday

Este já segue um estilo mais engraçado, mas não deixa de ter sua parte séria também. Libby Lomax é apaixonada por cinema, segue os dias batalhando na carreira de atriz, mesmo talvez não querendo tanto isso quanto sua mãe e irmã, que parece ser muito melhor que ela. Após mais um de seus desastres no set, Libby volta para casa determinada a se consolar com uma noite assistindo seu filme preferido, Bonequinha de Luxo. De repente, do seu lado está a própria Audrey Epburn, com seu vestido preto e o famoso colar de pérolas, tagarelando sem parar. É uma história envolvente, mas leve também. Acho que dá para escolher ter as reflexões mais profundas ou não. Tem papos e situações bem loucas, mas também coisas sérias. Não foca tanto no romance. Já tem outros dois volumes, "Uma noite com Marilyn Monroe", que também já li e "Uma noite com Grace Kelly", que já quero. É um ambiente diferente e algumas situações também, bem legal e bem humorado, também fiquei a madrugada toda lendo.



5. #Falsiane - Lucky Sykes & Jo Piazza

Já indiquei esse livro aqui, tem resenha aqui.
Então vou tentar não falar muito, mas foi talvez o melhor chick-lit que já li até hoje. Imogen Tate é a editora chefe de uma famosa revista de moda, a Glosshy. Após precisar se afastar por um tempo, tudo começa a mudar. Sua assistente de vinte e poucos anos e toda a tecnologia que Imogen não domina parecem estar tentando roubar seu cargo. E, a cada dia que passa, ela percebe que estão fazendo exatamente isso. Para tomar as rédeas de tudo novamente, ela precisa aprender a dominar esse mundo assustador da internet, mesmo que suas primeiras tentativas tenham sido desastrosas, vai contar com vários aliados para isso. É um livro poderoso. Muito engraçado, mas muito envolvente, reflexivo  e sério também. E triste, às vezes. Indico para todo mundo, leiam. O grande diferencial é o mundo da moda, em todo seu glamour, ao estilo do nosso velho queridinho "O diabo veste Prada". Mas tem tantos outros diferenciais que só lendo.

Um comentário:

  1. Ana!
    Gosto muito dos chick lits, pelos motivos listados por você: são leves, descontraídos e nos fazem rir muito.
    Não li nenhum das suas indicações, mas anotei aqui para poder ler.
    Obrigada!
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails