Resenha: Os Sete de André Vianco

Título: Os Sete
Autor: André Vianco
Gênero: Terror/Fantasia
Editora: Aleph
Páginas: 432
Ano: 2016
Classificação: 3 Estrelas de 5.
Sinopse: Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam. Uma caravela portuguesa naufragada com mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores que a descobriu decide seguir em frente, e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle até o despertar do primeiro deles. Em Os Sete, André Vianco atualiza o mito dos Vampiros, apresentando ao leitor seres poderosos, cada um com uma característica única, mas todos com natureza monstruosa e sanguinária. O resultado é um livro envolvente, repleto de ação e reviravoltas, que em pouco tempo ocupou seu merecido lugar entre os mais importantes livros de terror e fantasia brasileiros.

Olá pessoal, tudo tranquilo?

Hoje é dia de André Vianco, um dos principais responsáveis pelo boom do mercado editorial de fantasia nacional. Ninguém imaginava que lá pelo inicio dos anos 2000 um romance de terror protagonizado por vampiros no Brasil daria certo. Foi nisso que o André Vianco apostou e quebrou a banca. 

Os sete foi uma releitura para mim. Eu tive a oportunidade lê-lo pela primeira vez em 2006 quando estava no ensino médio. Um colega de classe me emprestou e eu devorei o livro. Na época achei inusitado o fato do livro se passar em terras tupiniquins, pois achava eu, na minha maior ignorância que história de vampiro tinha que ser americana ou européia.

A trama gira em torno de um grupo de amigos que descobre uma caravela naufragada em Amarração, cidade localizada no litoral do Rio Grande do Sul. Dentro dessa caravela portuguesa existe uma grande caixa de prata que está lacrada. Essa descoberta leva o grupo para Porto Alegre onde a Universidade Federal se interessa pela caixa e pelo Barco. Esse é o plot inicial, depois disso só lendo o livro.

Uma das coisas interessantes dessa obra é a característica de cada vampiro e seus dons sobrenaturais. Eu lembrava bem da obra, porém ao reler percebi que é uma boa história, só que a força da narrativa está nos personagens. Eles que carregam a trama.

Sobre o André Vianco: Nascido em 1975, é o principal expoente contemporâneo do terror e do suspense na literatura brasileira. Seu primeiro livro, Os Sete, foi lançado em 2000 e logo se tornou um Best-seller. Foi seguido por mais de vinte outras obras, que juntas venderam quase 1 milhão de exemplares. Entre as mais famosas estão Senhor da Chuva, Bento, Sétimo, A casa e Estrela da Manhã. (Retirado da orelha do livro). 

P.S.1: Livro recebido de parceria com a Editora Aleph.
P.S.2: Que venha o Sétimo. 

No mais, até a próxima resenha e quem ainda não acredita em vampiros?. 







2 comentários:

  1. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, só não sabia que era sobre vampiros. Pensava que era sobre seres sobrenaturais, logicamente, mas não vampiros. Agora que li a resenha e prestei um pouco mais de atenção na história, realmente quero ler. Estou super curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Rafael!
    Adoro livros com vampiros e ver que o André foi um grande pioneiro na literatura nacional ao inserir esses seres fantásticos em sua obra lá atrás é de dar orgulho, né?
    Gostei de saber que a personalidade dos sete vampiros é que dita o tom do livro e o enredo.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails