Retrospectiva Literária 2016

Olá galera! Fim de ano chegando, vamos ver o que a equipe do blog achou de melhor (ou não) de livros em 2016?


Leituras & Fofuras está participando da Retrospectiva Literária 2016 que é promovido pelo blog Pensamento TangencialVasculhamos nosso Skoob/Goodreads pra responder essas perguntas! Não é obrigatório responder todas as opções, então pode ser que um de nós tenha respondido algo que outro não tenha.

PS: pode ser também que alguém tenha respondido perguntas diferentes do que a listagem original, porque foi uma mistura meio doida com outra listagem que tínhamos mais antiga. 


Andresa Dias

A aventura que me tirou o fôlego: Não lembro de ter lido nenhuma aventura esse ano.

O terror que me deixou sem dormir: Nenhum terror me deixa sem dormir, até porque eu amo terror. Mas um mundo pavoroso seria o de Elevador 16 e O Vale dos Mortos do Rodrigo de Oliveira. Ver o mundo todo e o Brasil sendo assolado por zumbis e ver a crueldade humana sempre é apavorante. Os livros são ótimos e super recomendo, aliás! 

O suspense mais eletrizante: Não Conte a Ninguém do Harlan Coben. Li quase nada do gênero, mas lembro que curti muito esse suspense e foi meu primeiro livro do autor. 

O romance que me fez suspirar: Sinceramente? Não lembro... 😡😡

A fantasia que me encantou: Uma Chama Entre as Cinzas da Sabaa Tahir. Minha segunda leitura do ano e já me conquistou de cara. AMEI, AMEI, AMEI.

A saga que me conquistou: As Crônicas dos Mortos do Rodrigo de Oliveira. Só li Elevador 16 e O Vale dos Mortos por enquanto, mas sei que vou gostar do restante da série, já tenho todos lançados até o momento, agora é só separar um tempo pra ler. 

O livro que me fez refletir: Amor Plus Size da Larissa Siriani. É um livro que aborda tantos temas importantes que não poderia deixar de aparecer aqui. 

O livro que me fez rir: Já disse que minha memória é péssima ao expoente infinito? Pois é, não lembro dessa também... 

O livro que me fez chorar: Senhorita Aurora da Babi A. Sette e It Ends With Us da Colleen Hoover.

O livro que me decepcionou: Essa aqui vai ser fácil e dá pra eu citar vários, porque o ano foi bem decepcionante com as leituras. Algumas decepções: Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, Never Never - parte 3 (Nunca Jamais no Brasil), Espada de Vidro e A Vingança de Mara Dyer.

O livro que me surpreendeu: A Oportunista e A Perversa da Tarryn Fisher. SUPER RECOMENDO. Ainda falta ler o último, mas espero fazer isso em breve. 

O livro que devorei: Namorado de aluguel - Kasie West. Leitura super gostosa.

O livro que abandonei: Nenhum. 

A capa que amei: Dessa vez vou citar apenas capas de livros já lançados no Brasil: Neve e Cinzas, Imperfeitos, The Kiss of Deception, The Heart of Betrayal, Sangue de Princesa e Desvendando Princesas.



O thriller psicológico que me arrepiou: Acho que não li nada do gênero e se li não soube identificar que era do gênero rs. 

A frase que não saiu da minha cabeça:
“It stops here. With me and you. It ends with us.”
― Colleen Hoover, It Ends with Us
Tradução livre:
"Acaba aqui. Comigo e com você. Isso termina com a gente."

O(a) personagem do ano: Difícil, realmente não sei responder essa... talvez Kate de Raio de Sol.

O casal perfeito: Não me animei muito esse ano com casais não, mas acho que dá pra citar Kate e Keller de Raio de Sol. 

O(a) autor(a) revelação: Sabaa Tahir. 

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Carina Rissi. Li Mentira Perfeita, No Mundo de Luna e reli Procura-se um Marido. 

O gênero literário que mais li: Young Adult.

O gênero literário que preciso ler mais: Terror, pois apesar de amar o gênero, eu quase nunca o leio!

O melhor livro nacional: Amor Plus Size. 

O melhor livro que li em 2016: Não tenho só um, por isso vou citar alguns: Uma Chama Entre as Cinzas, Raio de Sol, Mentira Perfeita, Não Conte a Ninguém, It Ends With Us e Amor Plus Size. 

Li em 2016: 55 livros.

A minha meta literária para 2017 é: Não gosto de estipular uma quantia numérica de leitura, porque eu nunca sei como vai ser meu ano e se seguir como esse, a coisa vai ser complicada. 


Ana Santiago

A aventura que me tirou o fôlego: Nerve - Jeanne Ryan. Não leio muita aventura então vamos considerar que esse seja uma.

O terror que me deixou sem dormir: Ainda nada de terror. Mas vou citar Valsa Maldita - Tess Gerritsen, que apesar de muito diferente do estilo e de não ter praticamente nada de terror, achei maravilhoso.

O suspense mais eletrizante: Vida dupla - S. W. Watson. Muito bom, uma história envolvente e cheia de surpresas.

O romance que me fez suspirar: Dentre tantos, escolho Boomerang - Noelle August pelo pano de fundo e por ser muito divertido.

A saga que me conquistou: As Crônicas do Matador do Rei - Patrick Rotfuss. Esses livros são tão fantásticos que nem sei dizer muito.

O clássico que me marcou: A Metamorfose - Frans Kafka. Precisei ler para a faculdade e me surpreendi gostando. Bastante reflexivo e triste.

O livro que me fez refletir: Timmer - Cinco Dias - Julie Lawson. Outra surpresa boa desse ano, recomendo muito. Uma história linda, triste e envolvente.

O livro que me fez rir: Uma noite com Audrey Hepburn - Lucy Holliday. Um chick-lit nada irritante e um pouco fora do comum para o gênero, receita perfeita.

O livro que me fez chorar: As Cordas Mágicas - Mitch Albon. Achei muito tocante a história, além de a narração ser incrível e poética. Fazia certo tempo que não chorava com um livro.

O livro de fantasia que me encantou: Corte de Névoa e Fúria - Sarah. J. Maas. Já falei por aqui desse livro, maravilhoso. Só amor. Espero que continue assim, só melhorando.

O livro que me decepcionou: A Garota Italiana - Lucinda Riley. Gosto da Lucinda, mas esse livro sinceramente foi uma decepção muito grande. Entendo que foi o primeiro que ela escreveu e tudo mais, só que não gostei de nada, praticamente.

O livro que me surpreendeu: O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida - Kate Eberlen. Fui ler com aquela pretensão de passar o tempo, livro sem muito conteúdo, mas acabei adorando.

O thriller psicológico que me arrepiou: Lúcida - Ron Bass. Ainda naquela de não sei se é triller psicológico, mas eu achei super envolvente e tenso.

O livro mais criativo: Em Nossa Próxima Vida - Lauren James. Uma surpresa ótima. História bem legal, engraçada, mas também séria, linda e tensa em alguns momentos.

O infanto-juvenil que se superou: Imperfeitos - Cecilia Ahern. Principalmente pela temática e por a autora ter saído da zona de conforto. Apesar de alguns pesares, deu bastante certo.

O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: Nada a invejar - Vidas comuns na Coréia do Norte - Barbara Demick. Livro incrível e real sobre como é viver na Coréia do Norte, todo mundo deveria ler.

O livro que li em um dia: Vários, sempre.

O primeiro livro que li no ano: Sinceramente não lembro, não anotei esse ano, infelizmente.

O último livro que terminei: O Guardião do Tempo - Mitch Albon. Mas vou ler mais algum talvez ainda.

O livro que abandonei: Não lembro o nome, mas era da Megan Maxwell. O estilo dela, inclusive a escrita, não deu para mim.

O livro que li por indicação: Não lembro de nenhum agora.

A frase que não saiu da minha cabeça: Também não anotei frases, difícil lembrar.

O(a) personagem do ano: Gostei muito da personagem principal de A Casa da Praia, da Nora Roberts. Ela é muito odiada por aí, mas ela me marcou e olha que isso é difícil, memória péssima para personagens no geral.

O casal perfeito: O casal de Raio de Sol - Kim Holden.

O(a) autor(a) revelação: Mitch Albon. Simplesmente apaixonada pelo estilo peculiar dele contar suas histórias. E pelas histórias, também.

O melhor livro nacional: Poucos livros nacionais, pelo que me lembro, mas destaco Sob a Luz dos Seus Olhos - Chris Melo.

O melhor livro que li em 2016: Muitos foram ótimos, mas de momento vou citar Hibisco Roxo - Chimamanda Ngozi Adichie.


Lili Oliver

A aventura que me tirou o fôlego: Vou citar 'Marca da Destruição', da Sylvia Day. Não exatamente me "tirou o fôlego", mas foi o mais perto de "aventura" que eu li esse ano, igual ano passado, ao menos me deixou curiosa pra ler 'A Marca do Caos'.

O terror que me deixou sem dormir: 'A Ilha dos Mortos', da saga As Crônicas dos Mortos, de Rodrigo de Oliveira. Eu sei que eu não me canso de recomendar essa série, mas acreditem, é fantástica!

O suspense mais eletrizante: 'O segredo do meu marido', da Liane Moriarty. Não foi "eletrizante" (até porque o início é bem cansativo, só que necessário), mas o livro é excepcional.

O romance que me fez suspirar: Como eu sempre digo, muito difícil essa categoria, porque romances são praticamente 70% das minhas leituras, e como eu sou uma bobalhona romântica, é difícil escolher. Mas vamos lá, suspirei com os três últimos livros (lançados esse ano) da série 'Os Bridgestons', da querida Julia Quinn. E, com a minha outra série maravilhosa, 'As quatro estações do amor', da Lisa Kleypas. LEIAM!

A fantasia que me encantou: Não li nenhum de "fantasia".

A saga que me conquistou: Eu criei paixão pela escrita da maravilhosa, Kristen Ashley! Ela tem diversas séries publicadas, li algumas, mas 'Rock Chick', simplesmente me conquistou. Quem curte uma leitura com bastante romance, adrenalina, super hot, mulheres atrevidas, bem resolvidas, e claro, final feliz, eu super recomendo!

O clássico que me marcou: Li poucos clássicos esse ano, não gosto de como o termo clássico é usado, desqualifica todos os outros gêneros, o que é absurdo, pois livro é livro, o que importa é somente o gosto pessoal de cada leitor... Enfim, um livro antigo que li esse ano, foi 'Notas de subsolo', do notável e insano, Fiódor Dostoiévski. Ler Dostoiévski, me faz, hipocritamente, sentir confortável em minha própria pele, kkk. Falando sério, queria ser tão cruamente astuta quanto ele...

O livro que me fez refletir: Muitos, mas vou citar 'Outro dia', de David Levithan. Vou começar dizendo que amo o Levithan, quero ser ele quando eu crescer, ter o poder de tocar as pessoas com as palavras, sua sensibilidade deveria ser ensinada nas escolas. Dito isto, confesso que gostei bem mais de estar na cabeça do A (em 'Todo dia'), que na de Rhiannon. Ainda assim, 'Outro dia' é maravilhoso!

O livro que me fez rir: Vou citar novamente, a série Rock Chick, da Kristen Ashley. Eu dei muuuitas risadas ao longo dos oito livros...

O livro que me fez chorar: A série Os Bridgertons, da Julia Quinn. Mais especificamente os que foram lançados esse ano, 'O beijo inesquecível', 'A caminho do altar' e 'E viveram felizes para sempre', que terminei ontem! Essa série é simplesmente incrível!

O livro que me decepcionou: Preciso dizer que, a série dos irmãos Maddox, me decepcionou desde o segundo livro, na minha humilde opinião, a McGuire se perdeu, o que era pra ser uma série com histórias bem legais, virou uma bagunça enorme, a cereja do bolo foi Beautiful funeral, da própria, Jamie McGuire. Não recomendo! Também me "decepcionei" com, 'Too late', da Colleen Hoover. Bem, só vou dizer que, não parecia um livro da Hoover (não vou me estender, pois é um sacrilégio falar "mal" dela), rs...

O livro que me surpreendeu: São dois, a duologia 'Intenso e Profundo', da Robin York. Eu descaradamente confesso que, não esperava. Solicitei os livros da editora Arqueiro, por falta de opção, e sem expectativas... Eu amei! História contundente, bem escrita, apesar de tudo possui protagonistas fortes, determinados, inteligentes, altruístas sem serem idiotas... Amo, Caro e West! Recomendo!

O livro que devorei: 'It Ends With Us', da Colleen Hoover. Foi tão rápido, que tive que reler algumas passagens. Em alguns momentos, achei diferente da habitual escrita dela... mas como é a Sra. Hoover, é impossível não amar e recomendar.

O livro que abandonei: Não abandonei, mas está sendo uma leitura difícil de concluir, 'Depois de você', da Jojo Moyes. Tive tanto spoiler desse livro (o que nem me incomoda tanto), e fiquei tão frustada que 'Como eu era antes de você' (que eu amei) teria uma "continuação", que tá sendo difícil digerir...

A capa que amei: Quem me conhece sabe que sou apaixonada pelos livros da Faro editorial, são lindos! Parecem artesanais, edições de colecionador... nem preciso dizer mais. Enfim, cada livro é uma surpresa especial, e esse ano, amei o que foi feito em, '1+1 - A Matemática do Amor', do Vinícius Grossos e do Augusto Alvarenga, e também com 'Horror na Colina de Darrington', do Marcus Barcelos. São lindos!



A frase que não saiu da minha cabeça:
"Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre. Pergunte a Pandora." - O segredo do meu marido, de Liane Moriarty.

O(a) personagem do ano: Assim como o ano passado, não teve nenhum destaque tãooooo... Mas vou citar, por ter terminado de ler esse ano, mais precisamente essa semana do Natal, a sábia e espirituosa (como ela é conhecida) matriarca dos Bridgertons, Violet Bridgerton. Quando eu crescer, também quero ser ela!

O casal perfeito: Violet e Edmund Bridgerton ❤️

O(a) autor(a) revelação: Muitos autores novos (alguns novos só pra mim), todos incríveis, vou citar Robin York, Tatiana Amaral, Marcus Barcelos...

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Com toda certeza, Kristen Ashley ❤️

O gênero literário que mais li: Romance, claro!

O gênero literário que preciso ler mais: Difícil, leio tudo. Só não curto autoajuda...

O melhor livro nacional: A Ilha dos Mortos, do Rodrigo de Oliveira. E, 'Casei. E agora?', da Tatiana Amaral.

O melhor livro que li em 2016: Como o ano passado, também tive leituras marcantes esse ano... Mas vou "invocar a quinta emenda", rs...

Li em 2016: Não faço ideia! Se eu for "medir" pelo Skoob, no início do ano eu estava acima dos 650, e agora passei dos 800... Então é por aí.

A minha meta literária para 2017 é: Posso dar a resposta de sempre?! Rs... Nunca estipulo meta baseado em quantidade. Só tenho uma lista interminável de livros que eu gostaria de ler. Não anual, pro resto da vida...


Rafael Pereira

A aventura que me tirou o fôlego: O Mundo perdido do Michael Crichton

O terror que me deixou sem dormir: Esse ano eu li O Exorcista e O Demonologista, mas o melhor em minha opinião foi It – A Coisa do Stephen King. 

O suspense mais eletrizante: Mr. Mercedes do Stephen King. 

O romance que me fez suspirar: Não li nenhum do gênero. 

A fantasia que me encantou: A Roda do tempo do Robert Jordan, li até o quinto livro e estou esperando pelo sexto sair por essas bandas. 

A saga que me conquistou: Repito o que digo acima: A Roda do Tempo. Vale muito a pena. Quero saber como termina. 

O livro que me fez refletir: Demian do Hermann Hesse. Livraço!!!

O livro que me fez rir: Bellini e os Espíritos do Tony Belloto. Romance policial nacional muito bom e divertido. 

O livro que me fez chorar: Haha... não teve nenhum. 

O livro que me decepcionou: Fácil. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Horrível. Parece uma fanfic ruim. Outro que me decepcionou foi O Demonologista. Começa bem, mas depois fica confuso e tem um final decepcionante (HAHA). E por último, A Colônia, sério, parece um roteiro de filme do SYFY. 

O livro que me surpreendeu: A Cidade e a Cidade do China Mièville. Ótima scif-fi. Tem um quê de PKD, mas com voz própria. Recomendo. 

O livro que devorei: Os cinco livros d’A Roda do Tempo. Eu simplesmente pulei de um pro outro. Não conseguia parar de ler. 

O livro que abandonei: Deixados para trás. Mas foi uma releitura. 

A capa que amei: Fácil. Neuromancer do William Gibson. Essa nova capa da Aleph está show de bola.



O thriller psicológico que me arrepiou: Apesar de ter lido esse ano O Silêncio dos Inocentes do Thomas Harris, a minha escolha vai para Aniquilação do Jeff Vandermeer. 

A frase que não saiu da minha cabeça: 
"Quem quiser nascer tem que destruir um mundo; destruir no sentido de romper com o passado e as tradições já mortas, de desvincular-se do meio excessivamente cômodo e seguro da infância para a consequente dolorosa busca da própria razão do existir: ser é ousar ser." Demian – Hermann Hesse. 

O(a) personagem do ano: O Jesus do livro Evangelho segundo Jesus Cristo do José Saramago e Rand Al’Thor da Roda do Tempo. 

O casal perfeito: Não teve nenhum esse ano... HAHA. 

O(a) autor(a) revelação: Jeff Vardermeer. Surpreendente. Pretendo ler o resto da trilogia Comando Sul. 

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Stephen King, com 9 livros. (Christine, A Hora do Vampiro, A Maldição do Cigano, Rose Madder, Mr. Mercedes, It – A Coisa, Quatro Estações, Sob a Redoma e Revival).

O gênero literário que mais li: Sci-fi, como todo ano. Foram 33 livros ao todo. 

O gênero literário que preciso ler mais: Poesia. 

O melhor livro nacional: O Relato de certo Oriente do Milton Hatoum. 

O melhor livro que li em 2016: Demian do Hermann Hesse. Livraço! Recomendadíssimo. 

Li em 2016: 103 livros.

A minha meta literária para 2017 é: 50 livros já que sou humildão HAHA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails