Resenha: Nos Bastidores do Pink Floyd de Mark Blake

Título: Nos Bastidores do Pink Floyd
Autor: Mark Blake 
Gênero: Biografia 
Editora: Generale 
Páginas: 456
Ano: 2012
Classificação: 5 Estrelas de 5. Favorito
  
Sinopse: Criada em Cambridge, na Inglaterra, Pink Floyd foi a banda progressista mais influente. Famoso por suas letras contestadoras e shows bem elaborados, a banda que vendeu mais de 230 milhões de álbuns em todo o mundo, também ficou muito conhecida pela desordem e desentendimento dos integrantes, que algumas vezes chegaram a sobrepujar as conquistas. Interessada em desvendar os mistérios que cercam a polêmica história da banda, a Editora Évora, pelo selo Generale, traz ao Brasil Nos Bastidores do Pink Floyd, a mais completa e detalhada biografia deste ícone do rock moderno. A obra é baseada em entrevistas do autor, Mark Blake, jornalista especializado em biografias de bandas e de músicos, com os membros do grupo, produtores e ex-colegas universitários e foi lançada em comemoração aos 40 anos do “Floyd”, incluindo um caderno de fotos exclusivas. Blake detalha a trajetória do Pink Floyd desde as primeiras reuniões em pubs de Cambridge até a última apresentação no Live 8, em 2005. O autor se concentra “nas personalidades das pessoas que fazem a música, nas memórias e nas impressões daqueles que estão ao seu redor” e dessa maneira relata os primeiros dias do grupo, os maiores sucessos e explica causas e consequências das brigas entre David Gilmour, Richard Wright, Nick Mason, Roger Waters e Syd Barrett, integrantes da banda. A trajetória do Pink Floyd é marcada por uma oscilação de altos e baixos e principalmente pelas mudanças de nome e formação, porém, a banda nunca esteve em um declínio total e atrai fãs do mundo inteiro até os dias de hoje.. 

Oi pessoal, tudo tranquilo? 

Pink Floyd. The Wall. The Dark Side of the Moon. Uma das maiores bandas de todos os tempos. Sou fã. Tatuei uma parte de uma canção deles na costela. Então, vocês imaginam a minha vontade em ler esse livro. No mundo atual em que vivemos de músicas pop descartáveis e hits semanais que duram o tempo de cozimento de um cup noodles é difícil encontrar pessoas que gostem de músicas bem trabalhadas e uma duração mais longa. 

Eu gosto muito de biografias. São obras que sempre entram na minha meta literária do ano. E o Mark Blake fez um belo trabalho aqui. A história do Pink Floyd é cheia de sucesso, brigas, drogas, separações, mais drogas e brigas.

Ele passa pela infância dos integrantes. Escola e amizade. Dá bastante ênfase a fase do Syd Barret e no choque de sua saída. Explica os detalhes de produção dos álbuns, o que é um deleite para os fãs. Passa pela briga da banda com o Roger Waters e a carreira solo dos integrantes. Uma das partes mais bonitas é a reunião desses senhores para o Live 8 de 2005. Deu vontade de chorar. Algo que só aconteceu essa única vez.

O Pink Floyd faz parte da minha vida. Adoro os álbuns. Tenho amigos que gostam. Toda vez que fazemos alguma festa tocam as músicas deles. Então, esse livro foi uma forma ótima de me aprofundar sobre a história da banda.

Recomendo o livro e as músicas. 

E nós que gostamos de música boa temos muito a agradecer a esses senhores: Roger Waters, Nick Manson, Richard Wright, Sid Barret e David Gilmour. Shine on you crazy diamonds. 

Sobre o escritor: Mark Blake é britânico e trabalha como jornalista. Seus trabalhos já foram publicados em vários jornais, revistas especializadas em música e comportamento, incluindo a Q, The Times, The Daily Telegraph, Mojo, Classic Rock e Daily Express. Blake já escreveu biografias a respeito do Queen, The Who e Sex Pistols.

P.S. Livro recebido de parceria com Editora Generale. 

P.S.2. Adorei o prefácio do Alexandre Callari. Acompanho o trabalho dele no Pipoca e Nanquim. Legal ver que ele é fã também. 

P.S.3. Escutem o Albúm Wish You Were Here. 

Até o próximo post. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails