Resenha: Demian de Hermann Hesse

Título: Demian 
Autor: Hermann Hesse
Gênero: Romance
Editora: Record
Páginas: 196
Ano: 2015
Classificação: 5 de 5 / Favorito
  
Sinopse: Emil Sinclair é um jovem atormentado pela falta de respostas às suas questões sobre o mundo. Ao conhecer Max Demian, um colega de classe precoce e carismático, Sinclair se rebela contra a convenções de seu tempo e embarca em uma jornada de descobertas. Publicado originalmente em 1919, este clássico, considerado um divisor de águas na trajetória de Hermann Hesse, reflete os questionamentos do escritor alemão acerca da humana, com suas contradições e dualidades. Influenciado pelas ideias de Carl Jung, fundador da psicologia analítica, Hesse descreve o processo de busca do indivíduo pela realização interior e pelo autoconhecimento. Edição comemorativa dos 50 anos de lançamento da obra no Brasil

Olá, pessoal. Tudo tranquilo? Demian é um romance de formação. Nele acompanhamos o amadurecimento de Emil Sinclair. Em busca de sua individualidade, Sinclair rompe com as convenções e o sistema patriarcal de onde sua moral e estrutura familiar são oriundas. 

Esse desgarrar vem ao atravessar os dois mundos descritos na obra: o luminoso ou ideal, sua família, regras, educação, o padrão a ser seguido e o sombrio ou real, o lado mesquinho da vida, onde se localizam os medos, desejos, pecados. Sua emancipação vem do choque entre esses dois mundos. Desse conflito nasce a sua individualidade. 

Ao longo do romance vemos Sinclair refletindo sobre seus próprios sonhos utilizando a psicologia junguiana e colocando em xeque seus princípios e ideias. Tentando fugir do rebanho e ser ele mesmo. 

Quem é Demian? Demian é um rapaz sedutor que é o gatilho das mudanças de Sinclair. É a mola que nos comprime ou o fato que nos incomoda dentro de nossa zona de conforto. Que nos faz refletir e evoluir. Demian não empurra Sinclair para suas mudanças, porém apenas amplia a visão de mundo do protagonista e ao fazer isso a própria existência de Sinclair percebe que precisa crescer e ter novas concepções.

Foi uma das melhores leituras do ano. Esse livro me marcou de uma forma! Pretendo fazer releituras dele. A leitura de Demian me fez ficar em xeque comigo mesmo. O final é arrebatador e catártico. Recomendo muito. Procurem também O Lobo da Estepe do próprio Hermann Hesse. 

Uma citação do livro que eu gostei bastante:

"A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer precisa destruir um mundo".

Sobre o escritor: Hermann Hesse nasceu em Calw, na Alemanha, em 2 de julho de 1877, Começou a vida profissional como livreiro, mas idealizando uma carreira literária, que de fato iniciou muito cedo, aos 21 anos, quando publicou suas primeiras poesias. Demian foi publicado logo depois da Primeira Guerra Mundial, em 1919. Em protesto contra o militarismo germânico, Hermann Hesse era então um residente permanente da Suíça. Em 1946 ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Herman Hesse faleceu em 1962, pouco depois do seu 85º aniversário. (Retirado da orelha do livro). 

P.S.: Livro recebido de parceria com o Grupo Editorial Record.

No mais, até a próxima resenha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails