Resenha: A Fúria e a Aurora de Renée Ahdieh

Título: A Fúria e a Aurora
Série: A Fúria e a Aurora #1
Autora: Renée Ahdieh
Gênero: Fantasia, Young Adult, Romance
Editora: Globo Alt
ISBN: 9788525060358
Ano: 2016
Páginas: 336
Classificação: 4.5 de 5
Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.

“Afinal, toda história tem sua própria história.”

Inspirada na história de As Mil e Uma Noites, em A Fúria e a Aurora o rei Khalid se casa com alguma jovem e a cada aurora ela é morta. A jovem Sherazade está disposta a se oferecer para ser a próxima noiva, mas seus planos são de acabar com esse ritual que vem acontecendo há meses. Isso tudo em nome de uma vingança pela morte de sua melhor amiga Shiva. Seu plano consiste em contar histórias que agucem o rei e o deixe curioso para saber mais na próxima noite, mantendo-a viva para que possa continuar. E assim, ela começa a envolver o rei e a sobreviver mais um dia. Mas ela sabe que cada aurora pode ser sua última. 

“Viverei para ver o pôr do sol de amanhã. Não se deixe enganar. Juro que viverei para ver tantos pores de sol quanto for necessário.
E eu o matarei.
Com as minhas próprias mãos.”

O livro já começa com Sherazade noiva de Khalid. Uma das coisas interessantes é que a história não fica presa no palácio do rei. Porta afora, planos começam a ser feitos, de vingança e resgate. Muitos cidadãos perderam suas jovens para as mãos do rei e alguns não estão dispostos a aceitar essas mortes levianamente.

“Não sei o que está tentando fazer com Khalid, mas você é a primeira pessoa a sacudi-o em anos. E ele precisa ser sacudido.”

Sherazade é uma personagem corajosa e que não vai medir esforços para conseguir o que quer, mas o que ela não esperava era querer uma coisa que deveria estar totalmente fora de cogitação. Ela é inteligente, arrogante na medida certa e vai lutar com unhas e dentes. Khalid já é um pouco mais difícil de descrever. Não o conhecemos bem no começo, ele é um mistério, frio, amargurado, assombrado... mas aos poucos as coisas vão se revelando e vamos descobrindo a verdade por trás de todo o mistério que o envolve. Outros personagens deveriam ser mencionados aqui, pois vários deles tem sua importância na história, mas deixá-los como um mistério é mais interessante para quem pretende ler, então optei por não comentar sobre eles. Mas saibam que há vários deles relevantes e instigantes.

"Queria beijá-lo.
Não.
Uma coisa era retribuir seu beijo; ela estava preparada para isso. Mas outra, completamente diferente, era desejar seu beijo... bem diferente desejar seu afeto. Derreter-se nos braços do assassino de Shiva ao primeiro sinal de adversidade." 

A diagramação do livro está muito bem feita, bom tamanho de letra e espaçamento, folhas amarelas. No início temos um glossário com alguns termos que veremos ao longo do livro. E a capa é simples e linda. Eu particularmente gosto mais da capa nacional. 

Kit que eu recebi da editora <3 

A obra tem romance, aventura, um toque de fantasia, luta pelo poder e muito mais. É um livro que pode não envolver alguns leitores desde o começo, mas que aos poucos vai nos conquistando, com personagens bem construídos, um cenário belo e bem descrito e um enredo que vai nos encantando ao passar das páginas. Definitivamente recomendo a leitura. Eu adorei e mal posso esperar pela continuação, que tem previsão para fevereiro d 2017!

Abaixo vocês podem conferir as capas originais do primeiro e segundo volume e dos 3 contos que completam a série (que é na verdade uma duologia com 3 contos).


3 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas agora me interessei bastante. Parece ter muito desenvolvimento de personagens ao decorrer da história. E pela sinopse do livro eu achei que a história iria se conter só com a relação da Sherazade com o Khalid, mas que bom que engloba a vida além do palácio, deve tornar a história mais interessante e completa.
    E a capa é realmente muito bonita, também gostei mais da nacional!

    ResponderExcluir
  2. O livro não tinha me interessado, então é a primeira vez que realmente parei pra ler sinopse e resenha. Há um tempinho passou uma novela na Band, Mil e Uma Noites, e eu acompanhei - culpada hahahahaha
    Passei a conhecer um pouco do conto ali pq a história era a preferida do personagem principal quando era criança então ele estava sempre citando trechos do conto e fui pegando certa birra.
    Não sei se leria a história, mas não vou negar que fiquei curiosa pelo desenrolar da trama, por saber mais de Khalid, Sherazade e os outros personagem de grande importância.

    ResponderExcluir
  3. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história, curto muito fantasia.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails