Resenha: Star Wars: Tarkin de James Luceno

Título: Star Wars: Tarkin 
Autor: James Luceno 
Gênero: Ficção Científica 
Editora: Aleph
Páginas: 368
Ano: 2015
Compare preço
Classificação: 4 de 5
Sinopse: Após o golpe que deu fim à Ordem dos Cavaleiros Jedi, com os tempos da Velha República cada vez mais no passado, Wilhuff Tarkin é um oficial de confiança em um Império ainda jovem, e sua atual tarefa é gerir a construção de um empreendimento decisivo nos planos da nova ordem: a estação espacial conhecida como Estrela da Morte. A mando do próprio Imperador, o oficial divide com o perturbador Darth Vader a liderança de uma força-tarefa dedicada a encontrar e deter os responsáveis pelo atentado.

Oi, pessoal. Tudo tranquilo? Star Wars de novo... HAHA. Dessa vez, vamos conhecer a história do vilão de Uma Nova Esperença (1977), Grand Moff Tarkin (saudoso Peter Cushing). Como assim Rafael? E o Darth Vader? O Vader é o vilão icônico da saga, porém quem é o chefe no episódio IV é o Tarkin. Assistam e comprovem. 

Confesso que desconheço o trabalho do James Luceno fora de Star Wars. Sei que ele escreveu alguns livros para a franquia, inclusive um que muito me interessa: Star Wars - Darth Plagueis (mestre do Imperador Palpatine). Fora isso, ele é norte americano. 

Eu fiquei receoso sobre a história desse livro. Imaginava que a história do Tarkin não fosse segurar o ritmo da obra. Pensei: Pra quê mexer com um personagem que já cumpriu seu papel? Está bem definido? Engano meu. Esse é um dos melhores livros inspirados na saga.
A alternância entra presente e passado dá um ritmo interessante e temos a oportunidade de saber como foi a criação de Tarkin. Algo meio espartano. Vemos a criança, o jovem, o adulto, o homem, o Governador, o Moff e Grand Moff. Em todos eles percebemos o mesmo Wilhuff Tarkin. A complexidade por trás desse personagem me alegra e mostra a competência do autor. 

Tarkin busca trazer ordem em meio ao caos e acredita que o Império é essa ordem. A trama além de nos mostrar como funciona a relação entre ele, Darth Vader e o Imperador Palpatine, aprofunda tais relacionamentos, nos explicando as origens deles.

Recomendo bastante Star Wars: Tarkin, mesmo que ele tenha mandado explodir Alderaan HAHA. 

P.S.1 Leiam, vocês irão gostar. 
P.S.2: Livro recebido de parceria com a Editora Aleph.

No mais, até a próxima resenha e que a força esteja com vocês. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails