Resenha: Não Fale com Estranhos de Harlan Coben

Título: Não Fale com Estranhos
Autor: Harlan Coben
Gênero: Suspense
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Classificação: 3 de 5
Sinopse: O estranho aparece do nada e, com poucas palavras, destrói o mundo de Adam Price. Sua identidade é desconhecida. Suas motivações são obscuras. Mas suas revelações são dolorosamente incontestáveis. Adam levava uma vida dos sonhos ao lado da esposa, Corinne, e dos dois filhos. Quando o estranho o aborda para contar um segredo estarrecedor sobre sua esposa, ele percebe a fragilidade do sonho que construiu: teria sido tudo uma grande mentira? Assombrado pela dúvida, Adam decide confrontar Corinne, e a imagem de perfeição que criou em torno dela começa a ruir. Ao investigar a história por conta própria, acaba se envolvendo num universo sombrio repleto de mentiras, chantagens e assassinatos. Intrigante e perturbador, Não Fale Com Estranhos é mais que um suspense de tirar o fôlego. É uma reflexão sobre o bem e o mal, o amor e o ódio, o certo e o errado, os segredos, as mentiras e suas consequências devastadoras.

"A intuição de Adam dizia que as palavras do estranho soavam verdadeiras, e esse era o problema. Sempre havia o risco de que uma mera intuição resvalasse para a certeza absoluta."

Imagine seus segredos mais profundos, aqueles em que você não quer nem pensar, não quer contar nem para si mesmo e acha que ninguém mais sabe no mundo. Alguém sabe. Todos eles. Imagine esses segredos sendo revelados às pessoas mais importantes da sua vida. Um estranho. Um mistério. Imagine, também, alguém te contando, em um dia qualquer, que na verdade, você nunca conheceu seu companheiro ou seu filho. Adam Price vê sua vida perfeita virar de cabeça para baixo em um dia comum, em um bar comum, quando um estranho o aborda para contar algo inimaginável sobre sua esposa, Corinne. Pouco depois de Adam decidir confrontá-la, ela desaparece misteriosamente, dizendo que precisa de um tempo. Desconfiado, ele pretende fazer tudo o que puder para chegar ao fundo dessa história. Mas, o que ele não sabe é que pode descobrir muito mais do que esperava e do que gostaria de saber, talvez.

"Portanto era preciso pensar e agir com frieza. Será que aquela mentira era mesmo tão grave? Sim. Gravíssima. Quanto a isso não havia dúvida."

Eu não sou a maior fã de Harlan Coben, na verdade geralmente tenho problemas para gostar dos livros dele, então não depositei muitas expectativas, embora tenha gostado da premissa. A escrita, para mim, é sempre um dos pontos positivos, por ser fluida e fácil de pegar um ritmo legal na leitura, mesmo que seja muito difícil me envolver emocionalmente. Outro ponto super positivo a destacar é o título, que se encaixou maravilhosamente com o tema do livro, jogando com essa coisa de nunca falar com estranhos, até mesmo com a advertência que sempre nos faz lembrar nossos pais. Premissa muito instigante também. Os capítulos não são longos, o que também contribui para o que comentei de ritmo fácil de leitura.

Como quase todos os personagens do Harlan, não gostei de Adam, por vários motivos. Achei a trama bem desenvolvida somente até determinada parte, depois as coisas ficam muito rápidas, estranhas, até culminar em um fim que achei previsível e meio que um anticlímax, fiquei um tempo encarando o nada e pensando que não podia ser aquilo, que deveria ter outra parte ainda. Apesar de não ter gostado tanto, o livro é viciante, no sentido de que a vontade de saber o que aconteceu e acontecerá é enorme o tempo todo. Achei algumas partes geniais e outras mornas e algumas vezes me senti distante, sem conseguir sentir adrenalina ou medo pelos personagens. Tem uma ideia bastante curiosa envolvida nos porquês da história, da qual gostei.

É um livro que também traz bastante o lado humano, da família, das reflexões e dos segredos, de como talvez não conheçamos e nunca conheceremos as pessoas de verdade, mesmo convivendo muitos anos e isso é bem bacana. Acredito que quem gosta do autor vai curtir a história. Não digo que a leitura não valeu a pena, mas mais uma vez não consegui ver nem sentir tudo isso que as pessoas dizem do Harlan. Acho que não tem jeito mesmo.

Um comentário:

  1. Tenho quase certeza de que gostarei muito deste livro, sou fão do autor e adoro suspense e mistérios!! O que será que o estranho conta para Adam, e será verdade? Para onde Corinne foi? A trama parece ser bem desenvolvida, a história parece prender o leitor do começo ao fim!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails