[Sessão Pipoca] Os Futuros Clássicos

Anualmente, surgem pequenas obras de arte que, simplesmente, nasceram para marcar o cinema; nasceram para o classicismo. E esses são alguns desses filmes.

Primeiramente, gostaria de fazer uma pergunta: o que é um clássico? Sabemos que Poderoso Chefão, Pulp Fiction, A Primeira Noite de um Homem, Cantando na Chuva. Psicose e muitos outros são clássicos do cinema. Mas por quê? O que é necessário para fazer um clássico? Boa direção, bom roteiro, boa trilha sonora e fotografia, boas atuações? Ou será que o longa deve ser aclamado pela crítica e/ou público?

Devaneios à parte, seguem algumas das minhas escolhas:



MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA (MAD MAX: FURY ROAD)

Em uma época de adptações, remakes e reboots, é revitalizante assistir a um filme como Mad Max: Estrada da Fúria: a essência do original está lá e todos os avanços tecnológicos ocorridos no cinema foram utilizados apenas para destacar o que George Miller criou há anos.

A história é, basicamente, a história de todos os filmes do Mad Max: Max quer, simplesmente, que ninguém incomode-o. Porém, de alguma forma, ele envolve-se com inocentes fugindo de uma vida opressora. Tudo isso em meio à uma perseguição de carros.

Uma perseguição de quase duas horas. Há carros girando e um guitarrista maquiado tocando uma guitarra que lança fogo. E nada parece bagunçado ou "jogado" na cena. Fury Road é puro caos. Lindo e controlado caos.

Mel Gibson não será esquecido, mas, em momento algum sente-se que Tom Hardy não é suficiente. O ator está excelente e prova, mais uma vez, que é um dos melhores atores da atualidade. Mas a estrela do filme, surpreendentemente, é Charlize Theron. Sua Furiosa já tornou-se icônica. Destaque para Nux, interpretado por Nicholas Hoult (dono do melhor arco do filme, diga-se de passagem), personagem que demonstra grande evolução ao longo da história.

A direção de George Miller é maestral, afinal, é seu mundo (sinceramente, acho que sua direção não perde nada para a de Iñárritu, mas, isso é uma discussão para outro post). Como disse anteriormente, a essência do original está lá, porém, Estrada da Fúria é um filme mais detalhado e violento. O diretor também subverte as expectativas do espectador e, assim, o mantém fora da zona de conforto. Não há, por exemplo, um dos maiores clichês possíveis de filmes de ação: um romance entre Max e Furiosa; George também não subestima seu público e não tem medo de arriscar.

Mad Max: Estrada da Fúria é interessante, cativante e tecnicamente perfeito: o visual é deslumbrante, a edição é ágil (e sem câmera tremida!) e o figurino é espetacular. É um dos melhores filmes de ação dos últimos anos e certamente merece sua atenção.


BOYHOOD

Um filme que nasceu inesquecível. Um texto sobre o longa já foi publicado aqui no blog, então deixarei o link aqui. Clique e veja porque considero Boyhood um verdadeiro clássico.


GAROTA EXEMPLAR (GONE GIRL)

Uma das melhores obras do sensacional David Fincher. E isso não é pouco. Adaptada do sensacional livro escrito por Gillian Flynn (que roteirizou o filme, diga-se de passagem) e de mesmo nome, essa é uma história sobre cinismo.

No dia do aniversário de cinco anos de seu casamento, Nick Dunne (Ben Affleck) descobre que sua mulher, Amy (Rosamund Pike) foi sequestrada. A partir disso, o longa constrói, aparentemente, dois caminhos: ou Amy realmente foi capturada ou Nick a matou.

Mas, Garota Exemplar não é um filme binário. O que Fincher e Flynn construíram é, simplesmente, estonteante. Dona de uma segurança invejável, a direção de David é espetacular. Com exceção de Seven e Clube da Luta, esse é o melhor filme do diretor.

Uma de suas características mais notáveis é o fato de que ele permite que seu elenco sobressaia-se. E o destaque vai para Rosamund Pike. O filme é dela. Ponto. Ben Affleck está muito bem (incrivelmente). O papel foi escrito para o ator (realmente, Affleck é a personificação do personagem), claramente confortável com a personagem. O elenco de apoio destaca-se também: Carrie Coon, Kim Dickens e Neil Patrick Harris estão ótimos.

Apesar de não ser totalmente imprevisível, a história é extremamente cativante e surpreendente. Gillian Flynn foi a escolha perfeita para adaptar a obra original. Afinal, quem conhece melhor esse universo do que sua criadora?

Ótima fotografia, boa trilha sonora, excelentes atuações, roteiro e direção fazem desse um excelente filme. Assista sem receio.

2 comentários:

  1. Boas escolhas, entre eles o que eu mais gostei e concordo que tem tudo para ser um clássico é Garota Exemplar e realmente o elenco se sobressaiu.

    Vale as recomendações para quem ainda não conhece esses filmes.

    bjos
    Just Livros

    ResponderExcluir
  2. Estou bem curiosa para assistir esse remake do mad Max, sou das antigas e vi muitas vezes o filme original com o Mel Gibson! Adorei o post. Os outros filmes também quero ver. Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails