Resenha: O Próximo da Fila de Henrique Rodrigues

Título: O Próximo da Fila 
Autor: Henrique Rodrigues 
Gênero: Romance
Editora: Record
Páginas: 192
Ano: 2015
Compare preços
Classificação: 4 de 5
Sinopse: O próximo da fila é um original e divertido romance de formação, que retrata com leveza e poesia os sonhos, as frustrações e os medos de uma das épocas mais conturbadas que vivemos: a entrada na vida adulta. Após a morte do pai, o protagonista de O próximo da fila – de quem não sabemos o nome – se vê subitamente responsável por ajudar a mãe a cuidar da casa e do irmão mais novo. Jovem e inseguro, consegue emprego em uma rede de fast-food, trabalho que tenta conciliar com os estudos, e encontra seu primeiro amor – uma garota cujo sumiço.

Olá pessoal, como vocês estão? Esse é um daqueles livros que você não espera nada e no fim, sai com um sorriso no rosto. 

Romances de formação são obras que eu gosto de ler. Eu fico curioso em como o autor vai conseguir passar o crescimento do protagonista no livro, como as decisões vão formar seu caráter, entre outras coisas.

O protagonista de O próximo da fila é um adolescente de 15 anos, no começo dos anos 90. Embora todos os problemas vividos pelo Brasil na época, recessão, inflação, impeachment, ele tem uma vida tranquila e confortável. Estuda em colégio particular. Sua única preocupação são seus estudos. Mas seu pai falece, o que deixa sua família em péssimas condições financeiras. Em meio a esse turbilhão, o protagonista tem que se afirmar como o filho mais velho, ajudar a prover sustento para sua mãe e irmão e estudar, além de passar pela dor de perder um pai e crescer.

Outra parte muito boa do livro é o trabalho dentro da rede de fast-food. O autor faz uma critica a mecanização do ser humano em trabalhos como esse... sempre em busca do padrão de qualidade. 

Fiquei surpreso com a qualidade desse livro. O Henrique Rodrigues está de parabéns. Vou querer ler outras coisas dele. Muitas vezes eu me coloquei na pele no protagonista. É um livro curto e visceral. E o final é poderoso.

Eu recomendo fortemente esse livro. É um retrato de uma época em que não existia internet, a moeda era outra e não o Real. Um mundo cheio de incertezas, pós-ditadura militar, no comecinho da nossa democracia. Como foi viver nessa época? Depois de ler acabei conversando com o meu pai sobre esse período. Ah, tem citação a Legião Urbana. 

P.S.: Livro recebido de parceria com o Grupo Editorial Record.

No mais, até a próxima resenha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails