Resenha: O Outono do Patriarca de Gabriel Garcia Márquez

Título: O Outono do Patriarca
Autor: Gabriel Garcia Márquez 
Gênero: Romance
Editora: Record
Páginas: 272
Ano: 2014
Sinopse: Gabriel García Márquez já se referiu a O outono do patriarca como um poema sobre a solidão do poder. Primeiro romance depois de Cem anos de solidão (1967), esta obra representa uma alegoria do autoritarismo na América Latina. Há mais de um século no comando, o patriarca de García Márquez faz o tempo avançar e retroceder em monólogos que comportam diálogos, construídos com imagens que evocam a loucura e o lirismo, descentrando a história, a geografia, a linguagem. Com idade indefinida entre 107 e 232 anos, ele vaga num universo aonde tudo conduz à lembrança do tempo acumulado. 

Olá pessoal, tudo tranquilo? EU adoro o Gabriel Garcia Márquez. Li alguns livros dele e gostei de todos. Ele tem a facilidade de te levar para o mundo fantástico e ao mesmo tempo miserável criado por ele através da sua poderosa narrativa. O GGM fez parte do boom latino-americano que ocorreu nas décadas de 60-70, em que vários escritores latino-americanos ganharam destaque na Europa e no resto do mundo. Todo esse destaque tem uma razão, o experimentalismo das obras, elas fugiam do lugar comum em que se encontrava a literatura da região. Em 1982, foi laureado com o Nobel de literatura. É considerado o principal expoente do Realismo fantástico. 

De volta ao livro em si, O Outono do Patriarca é o primeiro romance escrito após o aclamado Cem anos de Solidão. A trama gira em torno da vida de um ditador quimérico e seus mandos e desmandos em uma país fictício localizado no mar do caribe, onde no palácio presidencial, o patriarca apesar de suas concubinas é solitário, as vacas pastam a vontade, a mãe é canonizada por decreto, o filho ao nascer vira general. 

O principal ponto da obra em si é a alegoria existente na história do livro e o autoritarismo histórico dos governantes latino-americanos. GGM tinha uma identificação profunda com a América Latina. Ele entendia o povo, as crenças e costumes, as vicissitudes e idiossincrasias, além das mazelas existentes nessa região do mundo. Apesar das hipérboles e exageros da narrativa, existe algo de crível na história contada.

A narrativa é outro detalhe desse livro. O estilo adotado pelo GGM é o oral com pouquíssima pontuação e a inserção de várias vozes diferentes no decorrer da história. Essa característica torna o livro confuso às vezes, o quê em minha opinião foi proposital. Tudo parece estar ocorrendo ao mesmo tempo e não. Como assim? No livro, o Ditador, sem nome, tem uma idade indefinida entre 107 e 232 anos (exagero fantástico). De tal forma, que durante a leitura às vezes o ditador está nos contado algo, uma voz interfere, e somos levados a alguma lembrança. O tempo avança e retrocede em monólogos que viram diálogos evocando a loucura e lirismo e descontruindo o que antes imaginaríamos que iria acontecer. 

O outono do Patriarca é uma fabulação sobre a miserabilidade da decrepitude, da virulência, das taras, da corrupção. 

Eu demorei a achar o meu ritmo de leitura. É um livro difícil, não recomendo para se iniciar na leitura de GGM. Algumas partes são politicamente incorretas (o que no meu caso não me incomodaram, mas pelo contrário, fizeram com que gostasse ainda mais do livro). Acredito que as melhores portas de entrada são livros menos carregados e complexos, como por exemplo, “Crônica de uma morte Anunciada”, “Ninguém escreve ao Coronel”, “Memória de Minhas Putas Tristes”. Eu comecei por Cem anos de Solidão e não me arrependo, mas é só uma dica. Ah, mais uma coisa, adorei a capa dessa edição da Editora Record e não encontrei nenhum problema na diagramação. 

Quem se arriscar a ler, após o termino eu recomendo uma busca no google pelo artigo “Vozes, memória, pátria e nação em O outono do patriarca” da Michelle Torre que é Mestre em letras pela UFMG. Eu diria que é um ótimo complemento para a leitura.

No mais, vejo vocês na próxima resenha. Até o/

top

9 comentários:

  1. Moço, como você escreve bonito, com palavras difíceis! hahahaa
    O livro me pareceu inteligentíssimo mas sabe quando não é do seu gosto? Então, não é do meu. Mas achei interessante todo esse exagero do autor.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Obrigado! Depende muito do livro, esse pedia um texto um pouco mais complexo. Eu te entendo nessa questão de gosto. Por curiosidade, Qual o seu gosto? Se tiver a oportunidade tenta alguma novela curta ou conto do Gabriel Garcia Marquez.

      Abraços

      Excluir
  2. Nunca li nada do Gabriel García Marquez, mas tenho bastante curiosidade. Confesso que não sou muito fã de narrativas com essa característica mais confusa, mesmo que seja propositalmente. Então, acho que essas suas dicas de livros "mais fáceis" fazem mais meu estilo. Tentarei lê-los, para ir me acostumando com sua escrita, para depois me arriscar nesses livros mais cabeça.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ele também tem livro de contos chamado Olhos de cão azul, mas esse eu ainda não li. Bem, espero que você curta o livro que for ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Bela resenha, mas esse tipo de romance com uma narrativa rebuscada ou cheia de floreios não é o meu tipo de leitura. Leio muitas resenhas e todas falam muito bem do autora,, mas não me chama a tenção. Percebe-se que um livro com uma narrativa difícil e eu sou uma pessoa de narrativas descomplicadas hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Tenta algum outro livro do GGM. Vale a pena.

      Excluir
  5. Oi, Rafael.
    Ótima resenha, mas esse tipo de leitura não me agrada muito. Para mim, livros com escrita confusa são cansativos. Parece o tipo de livro que eu leria para um vestibular, rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado. Sei como é a sensação. Na época do vestibular, eles querem empurrar goela abaixo tudo o que não queremos ler no momento. Tem certos livros do vestibular que só são interessantes depois que você tem certa maturidade. Enfim, divago, dá uma chance a algum outro livro do GGM.

      Abraço

      Excluir
  6. Ótima resenha! Eu li esse livro, foi o primeiro dele e nao acehi taao dificl, mas complicado... E cara, como eu amo esse livro hahahah

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails