Resenha: O Rei Fugitivo de Jennifer A. Nielsen

Título: O Rei Fugitivo
Série: Trilogia do Reino #2
Autora: Jennifer A. Nielsen
Editora: Verus
Gênero: Aventura, Juvenil
Ano: 2013
Páginas: 282
Sinopse: Algumas semanas após Jaron assumir o trono de Carthya, uma tentativa de assassinato o leva a uma situação mortal. Rumores de uma guerra iminente atravessam as muralhas do castelo, e Jaron sente a pressão aumentar. Logo fica claro que abandonar o reino pode ser sua única esperança de salvá-lo. Conforme suas aventuras o levam a territórios desconhecidos e perigosos, Jaron precisa aprender a distinguir os amigos dos inimigos e decidir em quem ele pode confiar - se é que pode confiar em alguém. Mas, quanto mais Jaron é forçado a fugir de sua verdadeira identidade, mais ele se pergunta se está indo longe demais. Será que algum dia ele poderá voltar para casa? Ou terá que sacrificar a própria vida para salvar o reino?

Pode conter spoiler do livro anterior, O Falso Príncipe.

Pouco após voltar ao trono, o agora rei, Jaron sofre um atentado a sua vida e surgem novos rumores de guerra de Avenia contra Carthia. Desde que assumiu o trono, Jaron teve dificuldades em ser aceito e já não sabe mais em quem confiar. Quando o conselho o tira do trono com o intuito de salvar sua vida, ele terá que se esconder para evitar que a guerra chegue a seu reino, mas ao invés disso ele vai até o perigo e terá que enfrentar o céu e a terra para conseguir sair de lá vivo e salvar seu povo.

Jaron continua abusado e não levando desaforo, uma das características que eu mais gostei nele em ‘O Falso Príncipe’, mas senti uma leve diferença no inicio do livro enquanto ele era Jaron. Isso logo mudou quando voltou a ser o personagem do primeiro livro e suas atitudes que eu sempre amei voltaram com força. Jaron é teimoso, inteligente, imprudente, sarcástico, não desiste nunca, tem grande força de vontade e suas atitudes/estratégias para proteger aqueles de quem gosta e também seu país, são incríveis. Ele continua na minha lista de personagens literários preferidos!


“Foi como se tudo que se relacionasse a Sage voltasse até mim no instante em que vesti suas roupas. Inclusive o instinto de enganar quando pudesse e mentir quando necessário. E também a sensação de que, não importava o quanto tentasse, eu jamais seria melhor que um rato de esgoto”.

Outros personagens do livro anterior também aparecem e conhecemos alguns novos. Em seu caminho Jaron encontra em sua maior parte crueldade, mas também encontra bondade, mesmo que muito pouco.

O inicio do livro começou um pouco lento pra mim, o que foi difícil de acreditar porque o primeiro, O Falso Príncipe, me conquistou desde a primeira página. Mas finalmente após uns 20% do livro a história foi me conquistando e não consegui parar a leitura até acabar de madrugada rs. Há reviravoltas, lutas, batalhas, amigos se tornando inimigos, inimigos se tornando amigos, há amadurecimento, tensão, aventura e muito mais.

Uma das coisas mais interessantes na escrita é que apesar da narração ser em primeira pessoa, Jaron nunca nos revela tudo que está pensando, ele sempre tem uma carta na manga e somos sempre surpreendidos com suas escolhas. Senti isso nos 3 livros (demorei tanto pra postar essa resenha que já li o terceiro livro).


A leitura segue o mesmo fluxo que o anterior, fluida, rápida e estamos sempre nos surpreendendo com os acontecimentos, sejam eles positivos ou negativos e isso nos instiga e ler, ler e ler até terminar. E no fim, já estamos implorando para saber como termina a trilogia. Como no livro anterior, esse exemplar vem com o mapa das localidades que conhecemos na história. A imagem abaixo foi retirada do blog Lost Girly Girl.


Felizmente esse livro não sofreu da maldição do segundo livro, decaindo com a história e personagens, mas sim, conseguindo a mesma coisa que o primeiro, me conquistar sem me decepcionar. Isso hoje em dia na leitura é algo raro, porque as continuações costumam não ter o mesmo pique que o livro anterior e acabam pecando em alguma coisa. Essa trilogia está na minha lista de melhores livros que li. Amo demais e absolutamente recomendo!



5 comentários:

  1. Concordo com você, Andresa! Ultimamente os segundos livros tem decepcionado um bocado. Que ótimo saber que esse não sofreu dessa maldição do segundo volume. Até entendo que o segundo volume, geralmente, tem a função de ser um link na trilogia e/ou série, mas não custa nada os autores colocarem mais ação e deixar a trama fluir. Enfim, como gosto de livros do gênero, é claro que vou dar uma conferida nesse.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li essa série, mas quero muito ler, pois amo histórias sobre cavaleiros e suas batalhas pelo reino e suas donzelas!!!kkkk (Era viciada em Clássicos Históricos vendidos em bancas de jornal)
    Com certeza pretendo ler esses livros em breve!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu li o Falso Principe tem algum tempo, nem sabia que a continuação já havia sido publicada (pra você ver como tô, informada hahaha) E nem o terceiro... (putz, prevejo sendo falida...em 3...2...1...). Gosto da construção do personagem Jaron. O fato dele não revelar tudo e sempre ter uma carta na manga, torna a leitura muito mais cativante e apreensiva. A narrativa lenta, acho que justifica a necessidade em expor um pouco mais certos pontos... antes que as batalhas e cenas de ação aconteçam, se faz necessário ou viram uma pancadaria non-sense. Só acho, porque ainda não o li :P

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  4. Estou pensando seriamente em ler essa série. Por causa do tema que é o meu preferido. Gosto de enredos deste tipo. Mesmo ele sendo um pouco lento, pra mim esta sendo uma opção boa. Adorei ler a resenha e conhecer mais sobre a história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Ainda não conhecia essa série, e adorei sua resenha!!Pensando em colocar na lista,porém estou fugindo de séries,pois estou com algumas atrasadas,rsrsrs.E também seria um pouco inedito esse tipo de leitura,pois não é meu gênero literário favorito.
    Bjos e t+!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails