Resenha: Roleta Russa de Jason Matthews

Título: Roleta Russa
Autor: Jason Matthews
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção, Romance Policial
Ano: 2014
Páginas: 432
Compare preços

Sinopse: Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

Olá leitores! Como vocês estão? E os preparativos para o Natal? Aqui em casa uma correria, como todo ano, mas uma correria do bem, amo muito. Hoje vim falar de Roleta Russa do Jason Matthews...

"Uma sedutora fatal. Um agente implacável. Um deles terá que jogar fora das regras."

Eu solicitei esse livro da Editora Arqueiro, pois a sinopse, a capa linda e instigante (eu sou uma apaixonada por capas!) me chamaram muito a atenção. Posso começar dizendo que fiquei impressionada. Eu não esperava uma trama tão boa e tão rica em detalhes (okay, talvez um pouco rica demais em detalhes...), eu mergulhei no universo da espionagem, não teve a quantidade de romance que eu gostaria (nem de longe), mas nessa Roleta Russa, fez todo o sentido...

A história...
Roleta Russa nos apresenta o jovem agente da CIA, Nathaniel Nash. Inteligente, focado em sua carreira... Nate é determinado e aparentemente "do bem", ele me transmitiu isso. Por outro lado, o achei um pouco ingênuo, para um agente da CIA, eu não entendo muito de CIA, mas eu acredito que um agente deva ser esperto, perceptivo, sagaz... E ingenuidade não é uma característica muito aceitável não, mas senti isso nele, o que também o tornava "fofo".

Dominika Egorova, também conhecida como Domi e Diva, tinha o sonho de fazer parte do Bolshoi, mas após ser vítima de uma sabotagem, esse sonho nunca irá se realizar. Logo em seguida, outro golpe, a morte do seu pai. Sem "chão", Domi cede à pressão do sacana do tio (que é vice-diretor do SVR, Serviço Secreto da Rússia), e entra pra escola de pardais (um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem). Logo na sua primeira missão, ela tem que conquistar o agente da CIA Nate, responsável por um dos mais influentes informantes russos. O objetivo de Diva é fazer o Nate revelar a identidade do traidor (que pertence ao alto escalão do SVR).

Nate e Dominika não sabem da missão um do outro, mas ficam tentando convencer um ao outro a ser um informante e trair o seu país. E a partir desse contato, ambos descobrem uma atração irresistível um pelo outro (via sinopse). E é aí que tudo começa... 

Esse livro está como gênero romance, mas na minha opinião, romance é o que menos têm no livro. É claro que Domi e Nate tem seus momentos, mas o livro é uma tonelada de coisas a mais que isso. Roleta Russa é um livro completo de espionagem, denso e ao mesmo tempo fluído, tem de tudo, agentes secretos, suspense, espionagem, e como diz na sinopse 'duelo de inteligências', e é claro, romance. Isso, por si só, já vale a pena a leitura. "Se" você ama esse tipo de enredo, não perca tempo, esse livro é pra você.

O que eu amei...
Gostei que a capa é a mesma original americana, ela é perfeita pra história, eu não mudaria nada. Páginas 'perfeitas' amarelas que a minha visão agradece, mas a fonte deixou um pouco a desejar no tamanho, forcei um pouco, talvez isso tenha ajudado no cansaço da leitura, mas quanto a edição, num geral, é muito boa. Também gostei da originalidade da história, já li alguns suspenses, policiais... Mas nada como Roleta Russa.

Também achei a bela russa, Dominika Egorova, incrível! Tem toda a situação dela, o "acidente", que a impossibilitou de continuar dançando, a perda do pai dela, e o que ela tem que passar devido as consequências de tuuudo isso, fizeram dela, na minha opinião, uma mulher de fibra, forte, audaciosa. Diva me cativou completamente, incluindo sua sensível capacidade de "ler auras", (como me acho uma pessoa bastante sensível a ponto de também "sentir" a energia das pessoas, super me identifiquei com a Domi). Os personagens secundários são interessantes. Eu dei umas risadas com o Gable. Marty Gable, vice-chefe da estação (também da CIA), é o rei do sarcasmo...

"- Trocando em miúdos, Nate - disse Gable mais tarde na própria sala - , o que você tem de fazer agora é ficar na sua, porra. A gente está até o pescoço de trabalho. Vai procurar alguma coisa pra fazer, caralho. E para com essa história de ficar chorando pelos cantos. Isso está parecendo até um maldito romance de Jane Austen" 

Posso dizer também que os pontos altos do livro, são as receitas disponibilizadas durante a leitura?! Hahaha... A cada fim de capítulo, fomos presenteados com uma receita que foi servida durante o mesmo, e posso falar? Algumas deram água na boca! Até fiz um cozido de carne incrível que é claro, tirei do livro (só substitui a tal mostarda Dijon, por uma outra mostarda em pó que eu já tinha em casa, kkk).

"Cozido de carne do Jean Jacques
Polvilhar farinha temperada sobre cubinhos de carne e selá-los no óleo bem quente. Reservar. Refogar batatas, tomates e cenouras com pedacinhos de bacon, cebola picada e tomilho. Assim que os legumes tiverem amolecido, adicionar a carne, cobrir com caldo e deixar ferver até que esteja bem macia. Misturar com mostarda Dijon é um pouco de creme de leite. Reaquecer e servir." (Pág.116)

O que me incomodou um pouco...
O livro não é de leitura fácil, o início é um pouco cansativo, eu acredito que pela quantidade de informações, detalhes... as descrições longas incomodam, (talvez por isso, algumas pessoas tenham abandonado a leitura). Acho que isso aconteceu, pelo fato de Jason Matthews ter sido agente da cia, fez com que a história estivesse mais próxima da realidade, nada de "007 modo enlouquecido", está tudo ali no "possível de acontecer". Isso deixou a história "original", e conforme avançamos, até que vai ganhando ritmo. Então se você já é fã de livros de espionagem, suspense... persista.

Eu demorei a conseguir me conectar de verdade com algum personagem (isso só aconteceu de verdade com a Diva), parecia o tempo todo que eu estava vendo um filme, ou melhor, uma série (pois a minha leitura demorou mais do que eu esperava) de espionagem americana, que eu não estava tão ligada, mas que eu não conseguia parar de assistir. Uns nomes um pouco difíceis (mentira! Muuuito difíceis! Rs...). Detalhes que para muitos pode não ter importância nenhuma, mas pra mim, influenciou muito a minha leitura, foi que, às vezes os personagens eram chamados pelo primeiro nome, e outras vezes pelo segundo. Como os nomes eram parecidos (Gable e Marble, sério?!) e complicados (e o fato de que eu no momento estava lendo três livros simultaneamente), deu um nó na minha cabeça... Sério! Me irritei com isso. :/

Sofri um pouco pra me "situar" em toda essa roleta russa, no fim, consegui. Acho que isso aconteceu, pois peguei esse livro logo depois de um muito bom, daí estava "sofrendo" de uma ressaca literária grave! Rs... Me incomodou bastante o final. Apesar de pessoalmente a minha leitura não ter desenvolvido como eu esperava, eu preciso de uma continuação! Como assim termina ali?! Não me entendam mal, o livro tem "um final", mas ficaram tantas dúvidas "no ar", diálogos inacabados, que se o Sr. Matthews não der continuidade, estou pensando seriamente em escrever-lhe uma carta/email, sei lá, bem mal criado. Podem me chamar de gêmea má da Hazel. :D

Melhor quote...
"O luar agora se esparramava dentro do quarto. Deitado ao lado de Dominika, Nate segurou-a pelo queixo e beijou-a na boça. Com delicadeza, Dominika afastou a mão dele e falou:
- Se você disser a coisa errada, finco uma unha no seu olho direito e jogo você lá embaixo.
- Não duvido nada - retrucou Nate, acomodando a cabeça no travesseiro.
- É isso mesmo. E se eu quiser mais, vou seduzir você de novo.
- Tudo bem, tudo bem, não foi isso que eu quis dizer. Mas agora será que a gente pode dormir um pouco? Promete que vai ficar boazinha pelo menos por um tempinho?
- Claro - retrucou Dominika. - Os bons agentes sempre seguem as instruções." (Pág. 367)


Um comentário:

  1. Gostei da trama, e gostei ainda mais dessa sacada de colocar as receitas no fim dos capítulos. Muito original!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails