Resenha: Starters de Lissa Price


Título: Starters (Starters #1)
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630144
Ano: 2012
Páginas: 368
Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

"Essa não pode ser minha vida. Não pode ser meu futuro."
Li Starters assim que lançou em 2012, fiz resenha e deixei salvo no pc por um bom tempo até que meu HD queimou e perdi todos os meus arquivos e eu não havia feito backup. Só que eu perdi tanta coisa que não lembrava mais quais resenhas já havia feito, então o tempo passou e não consegui refazer a resenha de Starters e foi aí que decidi que esperaria o lançamento de Enders para reler algumas partes e reescrever a resenha.

Starters é um livro distópico futurista, onde as pessoas entre 20 e 60 anos foram dizimadas da Terra pela chamada Guerra de Esporos. Callie e seu irmão mais novo (Tyler) fazem de tudo para sobreviver nesse mundo desde que perderam seus pais. Ele está doente e ela é a única que pode ajudá-lo. Para isso ela vai até a Prime Destinations alugar o corpo para um Ender em troca de um pagamento.
“Estava louca para saber por onde meu corpo tinha andado. Que esportes eu praticara? Meus braços não estavam doloridos, nem minhas pernas. Era muito esquisito não saber onde seu corpo estivera ou o que fizera durante um dia inteiro. Com quem você conversou, de quem você gostou e de quem não gostou. E se minha inquilina houvesse irritado alguém? Eu teria um novo inimigo?Olhei para meu corpo. Todas as partes pareciam estar inteiras. Um aluguel estava terminado, ainda faltavam dois.” 
A Prime Destinations é uma empresa que aluga os corpos de adolescentes para que os idosos possam ‘se divertir’ em um corpo jovem. O funcionamento é da seguinte forma: um Starter (adolescentes/jovem) aluga seu corpo em troca de um pagamento. Ele e um Ender (idosos) são sedados e conectados por um chip, dessa forma o idoso visualiza a si mesmo no corpo do adolescente e utiliza o corpo dessa pessoa para proveito pessoal. Claro que a empresa tem suas regras, como por exemplo, a proibição de atividade sexual ou ilegal.

Callie não vê outra opção a não ser aceitar o contrato, que é de três aluguéis, para salvar seu irmão. Então ela começa sua jornada enquanto seu irmão fica com seu amigo Michael. Só que o que ela não esperava era uma falha no sistema, os muitos segredos que a Prime esconde e o quão perigosos eles podem ser. E nesse meio todo Callie se envolve com Blake, neto do Senador, e assim vamos conhecendo mais sobre ele. Enquanto isso Callie corre perigo e tem que descobrir que confiar na pessoa errada pode ser fatal.
"Eu poderia voltar ao banco de corpos. Não era isso que queriam que eu fizesse? Mas a Voz, ‘Não retorne a Prime’, parecia muito sinistra. Estremeci. O que aconteceria comigo se eu voltasse?"
Alguém conhecido como “O Velho” é o dono da Prime, mas ninguém sabe sua verdadeira identidade. Ele é o maior mistério do livro e ficamos nos perguntado: quem será O Velho? O que ele quer com a Prime? Há algum objetivo maior por trás do aluguel dos corpos? Conforme vamos lendo, vamos nos fazendo essas perguntas, mas a resposta não aparece em Starters,  somente na continuação, Enders.

Straters foi uma leitura agradável do inicio ao fim, com algumas exceções. O mundo criado pela autora foi uma mistura de fascinante e horripilante ue não consigo imaginar como seria viver em um lugar assim. Só acho que faltou o elemento distópico na obra e espero ver algo disso no próximo livro.

Callie não foi uma personagem que amei, pois ela me irritou em vários momentos, mas ao mesmo tempo ela tinha boas qualidades, então mais uma vez fiquei em cima do muro. Tyler e Michael infelizmente não aparecem muito, mas são personagens que me agradaram mais que Callie.

A leitura foi tranquila e interessante, o que me fez querer continuar até o fim e descobrir tudo que aconteceria com os personagens. Em alguns momentos não há muita ação, mas nem por isso a leitura ficou chata. A capa do livro tem muito a ver com a trama, mas muitos não gostam dela. É um pouco esquisita, mas de um jeito positivo e adorei porque combinou muito com o enredo e o brilho metalizado foi bem trabalhado pela editora. A diagramação está boa, mas acredito que o tamanho da fonte poderia ser um tiquinho maior.

Minha única crítica à capa é o famoso marketing que associa uma obra a outra famosa, como foi o caso de Starters. Em sua capa tem a frase “Fãs de Jogos Vorazes vão adorar”. Eu odeio o fato das distopias atuais estarem sendo associadas com Jogos Vorazes, não só por ser meu livro preferido, mas porque não há motivo para fazer isso e chamar atenção do público. Só porque são distopias são comparados. Não gosto disso.

De qualquer forma, Starters foi um a leitura agradável e recomendo a todos! Agora é ler Enders e continuar com a história de Callie.
 

3 comentários:

  1. O livro realmente parece interessante e apesar de achar a capa meio estranha, gosto dela rsrs
    Também não gosto quando eles fazem 'propaganda' na capa do livro..
    Associam ao filme, a outro livros e etc.. O livro tem que chamar a atenção por ele. No máximo pelo autor ou gênero. Sem associações!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  2. Andressa não tinha reparado nessa frase, também acho isso um tanto sem propósito, uma que se trata de histórias/mundo totalmente diferentes. Tenho o livro um e creio que logo estarei com o livro 2, vou ler em seguida, e vou aguardar a resenha do livro 2.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andresa, tudo bem?
    Quando foi anunciado o lançamento de Starters, fiquei morrendo de vontade de ler! A capa é linda e a premissa me deixou muito curiosa. Depois foi passando o tempo, outros livros chegaram e eu acabei esquecendo desta distopia. Agora com o lançamento de Enders, toda a vontade voltou rs
    Também não gosto quando os livros são comparados a outros. Quer dizer, não há necessidade nisso, afinal, cada livro é diferente do outro.

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails